Edição bilíngüe (português/ espanhol), revista e atualizada. Para pessoas interessadas no autoconhecimento, no verdadeiro descobrimento do mundo ao redor e nas inter-relações humanas, Eneida Duarte Gaspar criou esta obra, buscando adaptar o conjunto do simbolismo das religiões afro..
A partir da narrativa das autoras, representantes legítimas da comunidade cigana, o livro apresenta a trajetória das tribos ciganas de origem européia estabelecidas no Brasil. Orações, oferendas e outras práticas mágicas oferecem um quadro nítido das crenças e dos ritos ciganos is..
A lenda do timbó é uma bela história de amor: dois povos em guerra, um amor proibido, um casal em fuga... e um final mágico. O timbó de que este livro fala não é o cipó amazônico, cuja história aparece em muitas coletâneas de lendas indígenas brasileiras. Ele fala de uma árvor..
Pesquisa realizada pelos autores que mergulharam na riqueza, na sofisticação e nas sutilezas das práticas cerimoniais do Candomblé, desvendando seus mistérios, entre os quais está a galinha d´angola – elemento chave das cerimônias e da mitologia da criação do universo religioso..
Este Dicionário literário afro-brasileiro trata de elementos vários vinculados à presença do negro na arte literária do Brasil. Não constitui, entretanto, [...] "um dicionário de Literatura brasileira". Vai além. Relaciona e identifica, em função dela, autores, obras, manifesta..
Cruz e Sousa é singular em termos étnicos e existenciais. Isto é deixado bem claro por Uelinton Farias desde o começo do texto, ao caracterizá-lo como “negro retinto”, de origem banta, sem qualquer mescla de sangue europeu, logo “diverso em origem de muitos homens negros que lhe..
Durante os tempos das lutas pela libertação de Angola, uma significativa parcela dos poemas produzidos transformou-se em arma ideológica de combate ao colonialismo. A partir da independência, ao lado da literatura de exaltação nacional, marcada pelo discurso panfletário e anticoloni..
A partir do século XV a aproximação das culturas africanas, europeias e asiáticas tornou-se inevitável. A chegada do navegador português Vasco da Gama às Índias em 1498, contornando o território africano, estabeleceu os primeiros passos para a sistematização do interesse dos eur..
Alguns dizem que os exus e as pombagiras só fazem o mal; mas isso não é verdade. Essas entidades são guardiãs, atuando especialmente nas passagens e nos portais: o ponto onde os caminhos da Terra se encontram, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos.
Os exus e as pombagira..
Este Orações Umbandistas, livro de grande sucesso, com milhares de exemplares vendidos desde 1992, ganha agora novo formato e nova organização que facilitam a consulta e o entendimento do leitor...
O autor, conceituado cientista francês, que foi diretor do Instituto Pasteur de Nova Iorque e membro da Academia de Ciências dessa cidade, faz um estudo histórico, crítico e experimental da fenomenologia espírita, apoiado em vasta e autorizada documentação, inclusive em suas própri..
Apresenta artigos de mulheres negras dos EUA e do Brasil sobre saúde, preconceito, acesso à educação, abuso sexual, etc...
Traz a história desse homem, que viveu paradoxalmente a santidade e a bruxaria, seus feitiços, rezas, magias, invocações, etc...
Em quatro ensaios o autor comenta as funções dos ogãs no combate à discriminação religiosa, o preconceito contra os praticantes de candomblé, etc...
O autor propõe-se a homenager Opô Afonjá escrevendo sobre Xangô, o orixá patrono da casa. Como a própria vida desse orixá, tão cheia de idas e vindas, o autor compõe um mosaico em que fala de antigos povos africanos em seus tempos míticos, dos gostos de Xangô, suas roupas, suas ..