Ciência(s) da Educação

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  • EditoraLAMPARINA
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Este livro examina algumas questões que atormentam os professores: a pedagogia, ou educação, pode produzir conhecimentos confiáveis?

Os autores partem de uma situação bastante comum: muitas pessoas consideram a educação uma tagarelice infindável. Outros tantos, no geral os “práticos”, consideram que a teoria na prática é outra.

A partir dessas afirmações comuns, os autores mostram que o conhecimento confiável em qualquer área é constituído por meio de argumentações realizadas nos grupos sociais dedicados ao esclarecimento de um tema, de um objeto.

A ciência ou as ciências da educação — a duplicidade de nomenclatura é examinada na obra — pode(m) encontrar alguma consistência se e quando houver um acordo sobre a definição do objeto. Como este é estabelecido por alguma teoria, e como as ciências que tratam da educação são muitas e constituídas por teorias próprias, então apenas quando houver um acordo interdisciplinar será factível a constituição de uma ciência da educação.

Os autores apresentam seus argumentos utilizando-se de teorias pedagógicas, sempre mostrando como é factível aperfeiçoá-las, indicando um caminho promissor para o desenvolvimento rigoroso da educação.
Características
Ano de publicação 2002
Autor TARSO B. MAZZOTTI, RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA
Biografia Este livro examina algumas questões que atormentam os professores: a pedagogia, ou educação, pode produzir conhecimentos confiáveis?

Os autores partem de uma situação bastante comum: muitas pessoas consideram a educação uma tagarelice infindável. Outros tantos, no geral os “práticos”, consideram que a teoria na prática é outra.

A partir dessas afirmações comuns, os autores mostram que o conhecimento confiável em qualquer área é constituído por meio de argumentações realizadas nos grupos sociais dedicados ao esclarecimento de um tema, de um objeto.

A ciência ou as ciências da educação — a duplicidade de nomenclatura é examinada na obra — pode(m) encontrar alguma consistência se e quando houver um acordo sobre a definição do objeto. Como este é estabelecido por alguma teoria, e como as ciências que tratam da educação são muitas e constituídas por teorias próprias, então apenas quando houver um acordo interdisciplinar será factível a constituição de uma ciência da educação.

Os autores apresentam seus argumentos utilizando-se de teorias pedagógicas, sempre mostrando como é factível aperfeiçoá-las, indicando um caminho promissor para o desenvolvimento rigoroso da educação.
Editora LAMPARINA
ISBN 9788574900100
Páginas 104

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