Educação Infantil e Formação de Professores: Para além da separação cuidar-educar

Educação Infantil e Formação de Professores: Para além da separação cuidar-educar

Educação Infantil e Formação de Professores: Para além da separação cuidar-educar

  • EditoraUNESP
  • Modelo: 7404042
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 38,72

    R$ 44,00
Esta obra discute um dos principais dilemas da Educação Infantil: a dicotomia entre cuidar e educar. Afinal, deve o professor ser um cuidador? Ou tem ele se concentrar no ensino de conteúdos escolares? A autora constata que, embora o binômio cuidar-educar seja indissociável em teoria, a prática revela cisões e contradições. E, diante desse cenário, investiga as razões que influenciaram a construção de tal binômio, apresentando caminhos para sua superação, com base em propostas de pesquisadores brasileiros e portugueses.

O livro retoma pesquisas segundo as quais os professores privilegiam ações como cuidar da higiene e da alimentação de crianças de até três anos, mas agem de modo inverso quando elas têm entre três e cinco anos, fase em que passam a enfatizar a educação propriamente dita, enfocando atividades como aprendizagem de leitura e de escrita.
Características
Ano de publicação 2013
Autor HELOISA HELENA OLIVEIRA DE AZEVEDO
Biografia Esta obra discute um dos principais dilemas da Educação Infantil: a dicotomia entre cuidar e educar. Afinal, deve o professor ser um cuidador? Ou tem ele se concentrar no ensino de conteúdos escolares? A autora constata que, embora o binômio cuidar-educar seja indissociável em teoria, a prática revela cisões e contradições. E, diante desse cenário, investiga as razões que influenciaram a construção de tal binômio, apresentando caminhos para sua superação, com base em propostas de pesquisadores brasileiros e portugueses.

O livro retoma pesquisas segundo as quais os professores privilegiam ações como cuidar da higiene e da alimentação de crianças de até três anos, mas agem de modo inverso quando elas têm entre três e cinco anos, fase em que passam a enfatizar a educação propriamente dita, enfocando atividades como aprendizagem de leitura e de escrita.
Edição 1
Editora UNESP
ISBN 9788539304042
Páginas 192

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.