Poética do ser e não ser: Procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação

Poética do ser e não ser: Procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação

Poética do ser e não ser: Procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação

  • EditoraEDUSP
  • Modelo: 7715920
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No teatro de animação há uma especificidade dramatúrgica que se constrói na relação entre ator, objeto e público. O objeto interpõe-se entre o ator e o público, impondo procedimentos dramatúrgicos necessários a esse fazer teatral, cuja singularidade é determinada pelo objeto e pelo jogo que se estabelece com atores e espectadores. Com isso, o ator adquire o status de manipulador e/ou animador, e o objeto, o de um signo visual. Neste livro, Felisberto Sabino da Costa propõe uma análise centrada nos procedimentos dramatúrgicos que envolvem o teatro de animação, observando que a prática da encenação pode não estar dissociada do processo de elaboração textual. O autor detém-se nas encenações brasileiras realizadas a partir dos anos de 1980, privilegiando as práticas em que o ator-manipulador atua diretamente no objeto. Vale destacar que a discussão aqui desenvolvida foca o fenômeno teatral, e não apenas a animação.
Características
Autor Felisberto Sabino da Costa
Biografia No teatro de animação há uma especificidade dramatúrgica que se constrói na relação entre ator, objeto e público. O objeto interpõe-se entre o ator e o público, impondo procedimentos dramatúrgicos necessários a esse fazer teatral, cuja singularidade é determinada pelo objeto e pelo jogo que se estabelece com atores e espectadores. Com isso, o ator adquire o status de manipulador e/ou animador, e o objeto, o de um signo visual. Neste livro, Felisberto Sabino da Costa propõe uma análise centrada nos procedimentos dramatúrgicos que envolvem o teatro de animação, observando que a prática da encenação pode não estar dissociada do processo de elaboração textual. O autor detém-se nas encenações brasileiras realizadas a partir dos anos de 1980, privilegiando as práticas em que o ator-manipulador atua diretamente no objeto. Vale destacar que a discussão aqui desenvolvida foca o fenômeno teatral, e não apenas a animação.
Comprimento 21
Edição 1
Editora EDUSP
ISBN 9788531415920
Largura 14
Páginas 348

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