Paisagem no cinema de Wim Wenders, A

Paisagem no cinema de Wim Wenders, A

Paisagem no cinema de Wim Wenders, A

  • EditoraCONTRA CAPA
  • Modelo: 6201765
  • Disponibilidade: Em estoque
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Os filmes de estrada, ou road movies, como gênero cinematográfico, estão para o cinema mundial da mesma forma que a literatura de viagem geralmente é vista como um produto derivado da expansão do colonialismo europeu. Filmes de autores e nacionalidades os mais diferentes costumam ser emblemáticos de diferentes paisagens geográficas, estradas intermináveis, longos percursos e narrativas que geralmente dramatizam sociedades em movimento como ritos de passagem. Aqui, com empenho e atenção aos detalhes, a autora opera um verdadeiro tour de force na análise de parte da filmografia de Wim Wenders para revelar funções bastante pragmáticas de locações geográficas especialmente escolhidas para ambientarem narrativas centradas em deslocamentos e mobilidade, e apontar para alguns horizontes alegóricos inesperados em filmes importantes do diretor alemão. Esses filmes, de certa maneira, pela ambientação e cenografia, se afastam de modelos mais convencionais de transparência na comunicação e de sintonia com os códigos dominantes no mercado. Trata-se de um cinema ostensivamente pessoal e mais identificado com o dito cinema moderno de autor ao propor uma outra relação entre arte e entretenimento, colocando em xeque nossas expectativas em relação ao peculiar envolvimento do cinema com questões de gênero cinematográfico. Dialoga-se aqui com o filme de viagem, a trajetória de busca, o filme de estrada, o road movie, em que a viagem é, ao mesmo tempo, um percurso literal por estradas diversas e horizontes infinitos e, muitas vezes, uma viagem interior, introspectiva, subjetiva.
Características
Autor INDIA MARA MARTINS
Biografia Os filmes de estrada, ou road movies, como gênero cinematográfico, estão para o cinema mundial da mesma forma que a literatura de viagem geralmente é vista como um produto derivado da expansão do colonialismo europeu. Filmes de autores e nacionalidades os mais diferentes costumam ser emblemáticos de diferentes paisagens geográficas, estradas intermináveis, longos percursos e narrativas que geralmente dramatizam sociedades em movimento como ritos de passagem. Aqui, com empenho e atenção aos detalhes, a autora opera um verdadeiro tour de force na análise de parte da filmografia de Wim Wenders para revelar funções bastante pragmáticas de locações geográficas especialmente escolhidas para ambientarem narrativas centradas em deslocamentos e mobilidade, e apontar para alguns horizontes alegóricos inesperados em filmes importantes do diretor alemão. Esses filmes, de certa maneira, pela ambientação e cenografia, se afastam de modelos mais convencionais de transparência na comunicação e de sintonia com os códigos dominantes no mercado. Trata-se de um cinema ostensivamente pessoal e mais identificado com o dito cinema moderno de autor ao propor uma outra relação entre arte e entretenimento, colocando em xeque nossas expectativas em relação ao peculiar envolvimento do cinema com questões de gênero cinematográfico. Dialoga-se aqui com o filme de viagem, a trajetória de busca, o filme de estrada, o road movie, em que a viagem é, ao mesmo tempo, um percurso literal por estradas diversas e horizontes infinitos e, muitas vezes, uma viagem interior, introspectiva, subjetiva.
Comprimento 23
Edição 1
Editora CONTRA CAPA
ISBN 9788577401765
Largura 1620
Páginas 184

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