Giotto e os Oradores: as observações dos humanistas italianos sobre pintura e a descoberta da composição pictórica (1350
Giotto e os Oradores: as observações dos humanistas italianos sobre pintura e a descoberta da composição pictórica (1350
- EditoraEDUSP
- Modelo: 7717245
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 40,80
R$ 48,00
Obra inaugural de Baxandall e referência para os estudos sobre história da arte dos séculos XV e XVI, em “Giotto e os Oradores” o autor abandona conceitos românticos ainda vigentes, como o de “influência”, servindo-se do conceito de “inferência crítica” e propondo o surgimento do conceito de “composição” para buscar compreender o quanto da arte visual dos pintores da época tinha em comum com a arte verbal dos humanistas, já que juntos estes foram os precursores da Renascença italiana. Ao analisar obras de autores pouco lidos atualmente, mas fundamentais para o período analisado, Baxandall apresenta a hipótese da importância do desenvolvimento do latim humanista (também conhecido como “neolatino” ou “ciceroniano”) para as artes da Renascença, principalmente no território italiano.
Características | |
Autor | MICHAEL BAXANDALL |
Biografia | Obra inaugural de Baxandall e referência para os estudos sobre história da arte dos séculos XV e XVI, em “Giotto e os Oradores” o autor abandona conceitos românticos ainda vigentes, como o de “influência”, servindo-se do conceito de “inferência crítica” e propondo o surgimento do conceito de “composição” para buscar compreender o quanto da arte visual dos pintores da época tinha em comum com a arte verbal dos humanistas, já que juntos estes foram os precursores da Renascença italiana. Ao analisar obras de autores pouco lidos atualmente, mas fundamentais para o período analisado, Baxandall apresenta a hipótese da importância do desenvolvimento do latim humanista (também conhecido como “neolatino” ou “ciceroniano”) para as artes da Renascença, principalmente no território italiano. |
Comprimento | 23 |
Editora | EDUSP |
ISBN | 9788531417245 |
Largura | 16 |
Páginas | 200 |