Rubens Gerchman e o Brasil dos anos 60 e 70

Rubens Gerchman e o Brasil dos anos 60 e 70

Rubens Gerchman e o Brasil dos anos 60 e 70

  • EditoraALAMEDA
  • Modelo: 9V91972
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 83,30

    R$ 98,00
Este é um livro que entrelaça artes visuais e a história do Brasil nos anos 1960 e 70. Nesta época, bem o sabemos, as manifestações estéticas estabeleceram uma profunda relação com as forças políticas e sociais de seu tempo.

Cristina Mura volta sua atenção para a produção de um dos artistas fundamentais do período para realizar esta tarefa. A autora soube se equilibrar, com muita propriedade, sobre a tênue linha que, uma vez ultrapassada, pode deformar o contexto histórico quando privilegia o aspecto formal e, no sentido contrário, corre o risco de transformar a obra artística em mero reflexo do momento na qual ela se insere.

Na análise das obras de Gerchman como Lindonéia (transformada em canção por Caetano Veloso e Gilberto Gil), Caixas de morar e Cartilha no superlativo, Cristina Mura atenta para o olhar agudo do artista que revela, entre outras coisas, a melancolia que se faz presente na cultura de massa que então se consolidava no país, a resistência ao regime ditatorial civil-militar de 1964 e a ironia oculta nas coisas do cotidiano.

Ao mesmo tempo, durante a leitura, descobrimos como a linguagem apolítica da pop art norte-americana foi, em alguns momentos, utilizada por Gerchman na criação de uma obra de arte socialmente crítica. Ao final do livro, constamos que uma das características de Rubens Gerchman é sua capacidade de transmitir ideias complexas através de formas simples. A autora foi sábia em compartilhar com o leitor esta qualidade. Sua prosa tem a sabedoria de nos convidar para adentrar o espaço do complexo através da simplicidade.
Características
Autor CRISTINA MURA
Biografia Este é um livro que entrelaça artes visuais e a história do Brasil nos anos 1960 e 70. Nesta época, bem o sabemos, as manifestações estéticas estabeleceram uma profunda relação com as forças políticas e sociais de seu tempo.

Cristina Mura volta sua atenção para a produção de um dos artistas fundamentais do período para realizar esta tarefa. A autora soube se equilibrar, com muita propriedade, sobre a tênue linha que, uma vez ultrapassada, pode deformar o contexto histórico quando privilegia o aspecto formal e, no sentido contrário, corre o risco de transformar a obra artística em mero reflexo do momento na qual ela se insere.

Na análise das obras de Gerchman como Lindonéia (transformada em canção por Caetano Veloso e Gilberto Gil), Caixas de morar e Cartilha no superlativo, Cristina Mura atenta para o olhar agudo do artista que revela, entre outras coisas, a melancolia que se faz presente na cultura de massa que então se consolidava no país, a resistência ao regime ditatorial civil-militar de 1964 e a ironia oculta nas coisas do cotidiano.

Ao mesmo tempo, durante a leitura, descobrimos como a linguagem apolítica da pop art norte-americana foi, em alguns momentos, utilizada por Gerchman na criação de uma obra de arte socialmente crítica. Ao final do livro, constamos que uma das características de Rubens Gerchman é sua capacidade de transmitir ideias complexas através de formas simples. A autora foi sábia em compartilhar com o leitor esta qualidade. Sua prosa tem a sabedoria de nos convidar para adentrar o espaço do complexo através da simplicidade.
Comprimento 20
Edição 1
Editora ALAMEDA
ISBN 9788579391972
Largura 17
Páginas 286

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Tags