IMPRENSA OPERARIA E EDUCACAO NOS INICIOS DO SECULO - o Jornal A Voz do Trabalhador
IMPRENSA OPERARIA E EDUCACAO NOS INICIOS DO SECULO - o Jornal A Voz do Trabalhador
- EditoraALAMEDA
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A educação racional coloca-se no núcleo da afirmação utópica do anarquismo; acena como instrumento nas práticas de liberação da consciência. Utópica quanto à transformação radical da vida, instaurando a liberdade enquanto “construção eminentemente social”. A educação libertária, tem em sua formulação mais teórica, as experiências desenvolvidas por Francisco Ferrer Y Guardia, tendo sido reconhecidas como o “coroamento prático de todo desenvolvimento teórico que se fez no seio do movimento libertário”.
Talvez, a perspectiva que mais se deva destacar nessa “pedagogia anarquista”, seja o conceito de liberdade, encarada não como propõe a filosofia política burguesa, na qual a liberdade é um fato natural, cumprindo à sociedade organizar-se de modo a permitir a liberdade de todos através das leis. A liberdade para os anarquistas é um fato social, não faz parte do homem; deve ser construída pela comunidade.
Talvez, a perspectiva que mais se deva destacar nessa “pedagogia anarquista”, seja o conceito de liberdade, encarada não como propõe a filosofia política burguesa, na qual a liberdade é um fato natural, cumprindo à sociedade organizar-se de modo a permitir a liberdade de todos através das leis. A liberdade para os anarquistas é um fato social, não faz parte do homem; deve ser construída pela comunidade.
Características | |
Autor | Célia Maria Benedicto Giglio |
Biografia | A educação racional coloca-se no núcleo da afirmação utópica do anarquismo; acena como instrumento nas práticas de liberação da consciência. Utópica quanto à transformação radical da vida, instaurando a liberdade enquanto “construção eminentemente social”. A educação libertária, tem em sua formulação mais teórica, as experiências desenvolvidas por Francisco Ferrer Y Guardia, tendo sido reconhecidas como o “coroamento prático de todo desenvolvimento teórico que se fez no seio do movimento libertário”. Talvez, a perspectiva que mais se deva destacar nessa “pedagogia anarquista”, seja o conceito de liberdade, encarada não como propõe a filosofia política burguesa, na qual a liberdade é um fato natural, cumprindo à sociedade organizar-se de modo a permitir a liberdade de todos através das leis. A liberdade para os anarquistas é um fato social, não faz parte do homem; deve ser construída pela comunidade. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9786586081565 |
Largura | 14 |
Páginas | 224 |