Revista no Brasil no século XIX: A história da formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro
Revista no Brasil no século XIX: A história da formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V91705
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 71,40
R$ 84,00
Carlos Costa apresenta neste livro uma detalhada narrativa sobre a formação da imprensa no Brasil no século XIX. Ele vai mostrar ao mesmo tempo a constituição do público leitor num país com altas taxas de analfabetismo e reduzido mercado interno. E assim, o trabalho mostra algo que deveria ser óbvio, mas não é: a imprensa brasileira nasceu, se desenvolveu e se consolidou em sintonia com a formação da nação.
A sensível análise de Costa mostra que o período compreendido entre a chegada da família real, em 1808, e os anos iniciais da República foi marcado não apenas por transformações estruturais na sociedade, como o rompimento dos laços coloniais, a manutenção da unidade territorial, o fim da escravidão e a formação do mercado interno – este período foi caracterizado também por mudanças na percepção que os habitantes dessas latitudes tinham de si, de seus semelhantes e do lugar onde viviam.
Carlos Costa percorre o caminho da formação de imprensa brasileira no século XIX na companhia de personagens fascinantes, histórias rocambolescas e publicações inusitadas. Titular de longa carreira em algumas das mais importantes publicações brasileiras, ele exerce aqui dois ofícios com extrema competência. Um é o de historiador atento. O outro é o de jornalista rigoroso que sabe conduzir o leitor pelos labirintos empolgantes de uma grande reportagem. O livro tem tudo para se tornar um clássico sobre a história da imprensa no Brasil.
A sensível análise de Costa mostra que o período compreendido entre a chegada da família real, em 1808, e os anos iniciais da República foi marcado não apenas por transformações estruturais na sociedade, como o rompimento dos laços coloniais, a manutenção da unidade territorial, o fim da escravidão e a formação do mercado interno – este período foi caracterizado também por mudanças na percepção que os habitantes dessas latitudes tinham de si, de seus semelhantes e do lugar onde viviam.
Carlos Costa percorre o caminho da formação de imprensa brasileira no século XIX na companhia de personagens fascinantes, histórias rocambolescas e publicações inusitadas. Titular de longa carreira em algumas das mais importantes publicações brasileiras, ele exerce aqui dois ofícios com extrema competência. Um é o de historiador atento. O outro é o de jornalista rigoroso que sabe conduzir o leitor pelos labirintos empolgantes de uma grande reportagem. O livro tem tudo para se tornar um clássico sobre a história da imprensa no Brasil.
Características | |
Autor | CARLOS COSTA |
Biografia | Carlos Costa apresenta neste livro uma detalhada narrativa sobre a formação da imprensa no Brasil no século XIX. Ele vai mostrar ao mesmo tempo a constituição do público leitor num país com altas taxas de analfabetismo e reduzido mercado interno. E assim, o trabalho mostra algo que deveria ser óbvio, mas não é: a imprensa brasileira nasceu, se desenvolveu e se consolidou em sintonia com a formação da nação. A sensível análise de Costa mostra que o período compreendido entre a chegada da família real, em 1808, e os anos iniciais da República foi marcado não apenas por transformações estruturais na sociedade, como o rompimento dos laços coloniais, a manutenção da unidade territorial, o fim da escravidão e a formação do mercado interno – este período foi caracterizado também por mudanças na percepção que os habitantes dessas latitudes tinham de si, de seus semelhantes e do lugar onde viviam. Carlos Costa percorre o caminho da formação de imprensa brasileira no século XIX na companhia de personagens fascinantes, histórias rocambolescas e publicações inusitadas. Titular de longa carreira em algumas das mais importantes publicações brasileiras, ele exerce aqui dois ofícios com extrema competência. Um é o de historiador atento. O outro é o de jornalista rigoroso que sabe conduzir o leitor pelos labirintos empolgantes de uma grande reportagem. O livro tem tudo para se tornar um clássico sobre a história da imprensa no Brasil. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9788579391705 |
Largura | 16 |
Páginas | 456 |