Revistas Ilustradas: Modos de Ler e Ver no Segundo Império

Revistas Ilustradas: Modos de Ler e Ver no Segundo Império

Revistas Ilustradas: Modos de Ler e Ver no Segundo Império

  • EditoraMAUAD X
  • Modelo: 0183697
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 45,60

    R$ 60,80
Este livro apresenta um amplo cenário da imprensa ilustrada no Brasil do século XIX, ao mesmo tempo que expõe aspectos da sociedade no tempo do Segundo Reinado (1840-1889). São, ao todo, 11 estudos que abordam diferentes ângulos da imprensa e do mundo social oitocentista e que, em seu conjunto, destacam como o imaginário social brasileiro da época tem como referência a relação entre texto escrito e imagem que se estabeleceu na imprensa ilustrada.
Como diz Paulo Knauss na introdução, o conteúdo de Revistas Ilustradas contribui, “de um lado, para uma história da imprensa no Brasil que não esteja centrada apenas na imprensa diária e do jornalismo estritamente político, buscando caracterizar sua inserção profunda em diversos campos das ideias e da imaginação, ao lado da história editorial e dos editores propriamente dita. De outro, trata-se de valorizar as relações entre a história da imprensa e o mundo dos impressos, dando papel de destaque aos editores e suas casas editoriais”. Além disso, o livro ainda aproxima a história da cultura letrada da história da cultura visual, relacionando história da imprensa e história da imagem.
Características
Ano de publicação 2011
Autor Paulo Knauss, et alii
Biografia Este livro apresenta um amplo cenário da imprensa ilustrada no Brasil do século XIX, ao mesmo tempo que expõe aspectos da sociedade no tempo do Segundo Reinado (1840-1889). São, ao todo, 11 estudos que abordam diferentes ângulos da imprensa e do mundo social oitocentista e que, em seu conjunto, destacam como o imaginário social brasileiro da época tem como referência a relação entre texto escrito e imagem que se estabeleceu na imprensa ilustrada.
Como diz Paulo Knauss na introdução, o conteúdo de Revistas Ilustradas contribui, “de um lado, para uma história da imprensa no Brasil que não esteja centrada apenas na imprensa diária e do jornalismo estritamente político, buscando caracterizar sua inserção profunda em diversos campos das ideias e da imaginação, ao lado da história editorial e dos editores propriamente dita. De outro, trata-se de valorizar as relações entre a história da imprensa e o mundo dos impressos, dando papel de destaque aos editores e suas casas editoriais”. Além disso, o livro ainda aproxima a história da cultura letrada da história da cultura visual, relacionando história da imprensa e história da imagem.
Comprimento 24
Editora MAUAD X
ISBN 9788574783697
Lançamento 30/08/2011
Largura 17
Páginas 192

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.