Leituras literárias de adolescentes e a escola: Tensões e influências
Leituras literárias de adolescentes e a escola: Tensões e influências
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V60421
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R$ 54,40
R$ 64,00
Este livro busca conhecer a fundo as práticas de leitura literária de jovens estudantes na etapa do Ensino Médio. Para isso, vai ao encontre desses jovens no espaço de duas escolas públicas e duas particulares, para observar de perto seus modos de ler, que resultam bastante livres se comparados às obrigações escolares. Algumas diferenças são observadas em relação aos estudantes dos dois pares de escolas, analisadas levando também em conta a situação econômico-social das famílias, a partir de informações fornecidas pelos estudantes por meio de questionários.
Ainda que a finalidade da pesquisa, de natureza sociológica, tenha sido conhecer as práticas de leitura dos jovens que frequentam a escola, estas, mesmo se inter-relacionando, não se restringem às leituras escolares. Esse entrecruzamento entre prática social e prática escolar revela um interessante contraste entre leituras livres e leituras obrigatórias, deixando ver como os alunos comparam, avaliam, analisam e explicitam a leitura que fazem numa e noutra instância. Sem prejulgamentos, a autora problematiza, de dentro desse universo, o senso comum de que os jovens não leem.
Ainda que a finalidade da pesquisa, de natureza sociológica, tenha sido conhecer as práticas de leitura dos jovens que frequentam a escola, estas, mesmo se inter-relacionando, não se restringem às leituras escolares. Esse entrecruzamento entre prática social e prática escolar revela um interessante contraste entre leituras livres e leituras obrigatórias, deixando ver como os alunos comparam, avaliam, analisam e explicitam a leitura que fazem numa e noutra instância. Sem prejulgamentos, a autora problematiza, de dentro desse universo, o senso comum de que os jovens não leem.
Características | |
Autor | Gabriela Rodella de Oliveira |
Biografia | Este livro busca conhecer a fundo as práticas de leitura literária de jovens estudantes na etapa do Ensino Médio. Para isso, vai ao encontre desses jovens no espaço de duas escolas públicas e duas particulares, para observar de perto seus modos de ler, que resultam bastante livres se comparados às obrigações escolares. Algumas diferenças são observadas em relação aos estudantes dos dois pares de escolas, analisadas levando também em conta a situação econômico-social das famílias, a partir de informações fornecidas pelos estudantes por meio de questionários. Ainda que a finalidade da pesquisa, de natureza sociológica, tenha sido conhecer as práticas de leitura dos jovens que frequentam a escola, estas, mesmo se inter-relacionando, não se restringem às leituras escolares. Esse entrecruzamento entre prática social e prática escolar revela um interessante contraste entre leituras livres e leituras obrigatórias, deixando ver como os alunos comparam, avaliam, analisam e explicitam a leitura que fazem numa e noutra instância. Sem prejulgamentos, a autora problematiza, de dentro desse universo, o senso comum de que os jovens não leem. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9786559660421 |
Largura | 16 |
Páginas | 304 |