ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR:A TRAJETÓRIA DA ANPAE NA...

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR:A TRAJETÓRIA DA ANPAE NA...

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR:A TRAJETÓRIA DA ANPAE NA...

  • EditoraLAMPARINA
  • Modelo: 1B02692
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 34,00

    R$ 40,00
Este livro resgata parte da história dos primeiros tempos da Anpae, entidade de classe que surgiu a partir da iniciativa dos professores universitários de Administração Escolar, no sentido de promover a legitimação dessa disciplina nos cursos de pedagogia de ensino superior na década de 1960. Desde sua fundação em 1961, a Anpae dedicou-se a promover a aproximação dos professores de Administração Escolar e a defender seus interesses no âmbito das universidades. Além disso, sua atuação também se inscreveu num movimento de valorização do ensino no Brasil e de ampliação do sistema escolar. Na medida em que houve uma tendência de massificação da educação no país à época, o sistema de ensino passou a necessitar de uma quantidade maior de profissionais que exercessem funções burocráticas nos estabelecimentos escolares. Ao mesmo tempo, a própria burocracia escolar foi se complexificando, e sua divisão de trabalho tornou-se cada vez maior. Até então, era comum que professores exercessem cargos de direção, coordenação e supervisão. Com a valorização da Administração Escolar, os cursos de pedagogia começaram a formar mais sistematicamente profissionais habilitados para funções não-docentes. Para isso, foram adaptados os saberes e procedimentos da administração geral para a Administração Escolar. A intenção era racionalizar o sistema para permitir, com maior eficácia, um acesso ampliado da população à escola. Os documentos que permitem recuperar esse momento histórico encontram-se fundamentalmente nos relatórios dos simpósios brasileiros de Administração Escolar ocorridos nos anos 1960. A Anpae foi fundada por ocasião do I Simpósio e realizou encontros similares com regularidade, promovendo a aproximação dos docentes de Administração Escolar com políticos nacionais, profissionais dos sistemas escolares dos diversos estados brasileiros, educadores estrangeiros, universidades (principalmente nas Américas) e com organizações de atuação internacional, por exemplo a Unesco e a OEA.
Características
Autor AFRANIO M. CATANI, RENATO DE S.P. GILIOLI
Biografia Este livro resgata parte da história dos primeiros tempos da Anpae, entidade de classe que surgiu a partir da iniciativa dos professores universitários de Administração Escolar, no sentido de promover a legitimação dessa disciplina nos cursos de pedagogia de ensino superior na década de 1960. Desde sua fundação em 1961, a Anpae dedicou-se a promover a aproximação dos professores de Administração Escolar e a defender seus interesses no âmbito das universidades. Além disso, sua atuação também se inscreveu num movimento de valorização do ensino no Brasil e de ampliação do sistema escolar. Na medida em que houve uma tendência de massificação da educação no país à época, o sistema de ensino passou a necessitar de uma quantidade maior de profissionais que exercessem funções burocráticas nos estabelecimentos escolares. Ao mesmo tempo, a própria burocracia escolar foi se complexificando, e sua divisão de trabalho tornou-se cada vez maior. Até então, era comum que professores exercessem cargos de direção, coordenação e supervisão. Com a valorização da Administração Escolar, os cursos de pedagogia começaram a formar mais sistematicamente profissionais habilitados para funções não-docentes. Para isso, foram adaptados os saberes e procedimentos da administração geral para a Administração Escolar. A intenção era racionalizar o sistema para permitir, com maior eficácia, um acesso ampliado da população à escola. Os documentos que permitem recuperar esse momento histórico encontram-se fundamentalmente nos relatórios dos simpósios brasileiros de Administração Escolar ocorridos nos anos 1960. A Anpae foi fundada por ocasião do I Simpósio e realizou encontros similares com regularidade, promovendo a aproximação dos docentes de Administração Escolar com políticos nacionais, profissionais dos sistemas escolares dos diversos estados brasileiros, educadores estrangeiros, universidades (principalmente nas Américas) e com organizações de atuação internacional, por exemplo a Unesco e a OEA.
Comprimento 21
Editora LAMPARINA
ISBN 9788574902692
Largura 14
Páginas 120

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.