Transcinemas

Transcinemas

Transcinemas

  • EditoraCONTRA CAPA
  • Modelo: 6202403
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 86,40

    R$ 108,00
Poucos anos após o seu surgimento, o cinema se consolidou numa de suas formas de exibição, caracterizada, em termos gerais, por ocorrer numa sala cuja arquitetura se assemelha à do teatro italiano, por envolver a projeção de uma imagem em movimento e por adotar uma narrativa influenciada não só por modificações na estrutura do romance literário, como também pelo desejo socialmente disseminado de ver outros lugares sem a necessidade de se deslocar. Suas outras formas pioneiras, em especial os panoramas e suas galerias de atrações, obscureceram-se sob a hegemonia de tal modelo estético, em torno do qual se ergueu uma poderosa indústria de entretenimento.

O cinema, contudo, sempre foi experi­mental, ou seja, sempre foi um campo de pesquisa definido por questões formais que retomaram, nas montagens inauguradas por sua linguagem, princípios da fotografia, da pintura, do teatro e da literatura. Como tornar móvel a imagem e como enquadrá-la? Quais os modos de projetá-la? De que maneiras integrar ao que é exibido cor, som e profundidade? Que tipo de participação se espera do espectador?

Ao longo dos anos, portanto, mantiveram-se ou conformaram-se linhas de investigação, cujos efeitos têm sido reelaborados pela presença de novas possibilidades tecnológicas surgidas desde o início do século XX. Cinema experimental, arte do vídeo, cinema expandido e cinema interativo agrupam importantes momentos de transformação do dispositivo cinematográfico, e suas produções, cada vez mais, espalham-se por museus, galerias de arte, universidades e, sobretudo, casas. Instalado em espaços expositivos, reproduzido em leitores domésticos, acessado na internet ou mesmo projetado nas salas tradicionais, o cinema hoje se move em inúmeros caminhos, recriando, de maneira intensa, os modos pelos quais vemos e experimentamos tanto o mundo quanto a nós mesmos.

Divididos em duas partes, os 37 textos que compõem este livro – precedidos de uma introdução de Katia Maciel, que procura definir o termo transcinemas, proposto por ela para abarcar as novas situações de cinema em que superfícies híbridas de luz e movimento se conjugam com a participação e a imersão dos espectadores – representam, em suas inter-relações, um amplo e fundamental panorama do que tem sido elaborado nos últimos anos por muitos dos mais importantes teóricos e artistas ligados ao tema no Brasil e no mundo.
Características
Autor Katica Maciel (org.)
Biografia Poucos anos após o seu surgimento, o cinema se consolidou numa de suas formas de exibição, caracterizada, em termos gerais, por ocorrer numa sala cuja arquitetura se assemelha à do teatro italiano, por envolver a projeção de uma imagem em movimento e por adotar uma narrativa influenciada não só por modificações na estrutura do romance literário, como também pelo desejo socialmente disseminado de ver outros lugares sem a necessidade de se deslocar. Suas outras formas pioneiras, em especial os panoramas e suas galerias de atrações, obscureceram-se sob a hegemonia de tal modelo estético, em torno do qual se ergueu uma poderosa indústria de entretenimento.

O cinema, contudo, sempre foi experi­mental, ou seja, sempre foi um campo de pesquisa definido por questões formais que retomaram, nas montagens inauguradas por sua linguagem, princípios da fotografia, da pintura, do teatro e da literatura. Como tornar móvel a imagem e como enquadrá-la? Quais os modos de projetá-la? De que maneiras integrar ao que é exibido cor, som e profundidade? Que tipo de participação se espera do espectador?

Ao longo dos anos, portanto, mantiveram-se ou conformaram-se linhas de investigação, cujos efeitos têm sido reelaborados pela presença de novas possibilidades tecnológicas surgidas desde o início do século XX. Cinema experimental, arte do vídeo, cinema expandido e cinema interativo agrupam importantes momentos de transformação do dispositivo cinematográfico, e suas produções, cada vez mais, espalham-se por museus, galerias de arte, universidades e, sobretudo, casas. Instalado em espaços expositivos, reproduzido em leitores domésticos, acessado na internet ou mesmo projetado nas salas tradicionais, o cinema hoje se move em inúmeros caminhos, recriando, de maneira intensa, os modos pelos quais vemos e experimentamos tanto o mundo quanto a nós mesmos.

Divididos em duas partes, os 37 textos que compõem este livro – precedidos de uma introdução de Katia Maciel, que procura definir o termo transcinemas, proposto por ela para abarcar as novas situações de cinema em que superfícies híbridas de luz e movimento se conjugam com a participação e a imersão dos espectadores – representam, em suas inter-relações, um amplo e fundamental panorama do que tem sido elaborado nos últimos anos por muitos dos mais importantes teóricos e artistas ligados ao tema no Brasil e no mundo.
Comprimento 23
Edição 2
Editora CONTRA CAPA
ISBN 9788577402403
Largura 16
Páginas 432

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Tags