Vigor Criativo: Villa-Lobos em Seu Último Período

Vigor Criativo: Villa-Lobos em Seu Último Período

Vigor Criativo: Villa-Lobos em Seu Último Período

  • EditoraUNESP
  • Modelo: 7401515
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 55,80

    R$ 62,00
Nesta análise da obra de Villa-Lobos, o autor José Ivo da Silva parte de reflexões acerca das técnicas composicionais que começaram a se destacar no início do século XX. Ao estudar tais técnicas ele vai buscar compreender como elas moldaram o próprio ato de compor e escutar música. Então o livro revisita os últimos 14 anos da produção musical de Villa-Lobos, se concentrando mais especificamente na Fantasia em três movimentos, obra que foi comissionada pela American Wind Symphony Orchestra. José Ivo da Silva utiliza esta peça para avaliar se há algum tipo de transformação estilística no processo de criação de Villa-Lobos neste momento em que ele compõe para um público americano. Sua principal análise vai para como ele utiliza elementos mais tradicionais devido ao maior conservadorismo das orquestras dos Estados Unidos. Seu estudo percorre desde a escolha do nome da obra, procurando outras ocorrências na história da música para o termo “fantasia”, até as técnicas composicionais propriamente ditas. Em um esforço para delinear os traços “emprestados” por Villa-Lobos em sua produção, José Ivo da Silva debate temas importantes para a música como um todo.
Características
Autor JOSÉ IVO DA SILVA
Biografia Nesta análise da obra de Villa-Lobos, o autor José Ivo da Silva parte de reflexões acerca das técnicas composicionais que começaram a se destacar no início do século XX. Ao estudar tais técnicas ele vai buscar compreender como elas moldaram o próprio ato de compor e escutar música. Então o livro revisita os últimos 14 anos da produção musical de Villa-Lobos, se concentrando mais especificamente na Fantasia em três movimentos, obra que foi comissionada pela American Wind Symphony Orchestra. José Ivo da Silva utiliza esta peça para avaliar se há algum tipo de transformação estilística no processo de criação de Villa-Lobos neste momento em que ele compõe para um público americano. Sua principal análise vai para como ele utiliza elementos mais tradicionais devido ao maior conservadorismo das orquestras dos Estados Unidos. Seu estudo percorre desde a escolha do nome da obra, procurando outras ocorrências na história da música para o termo “fantasia”, até as técnicas composicionais propriamente ditas. Em um esforço para delinear os traços “emprestados” por Villa-Lobos em sua produção, José Ivo da Silva debate temas importantes para a música como um todo.
Comprimento 21
Editora UNESP
ISBN 9788539301515
Largura 14
Páginas 184

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