Faz uma análise semântica e discursiva de um recorte do discurso colonial britânico — discurso político produzido pelo governo britânico na preparação da concessão da independência à Índia. Com rigor e clareza, caracteriza o modo de funcionamento desse discurso na constituiç..
A palavra ameaçada é um alerta a todos nós, usuários da palavra - leitores, escritores, ouvintes e falantes. Neste delicado ensaio, Ivonne Bordelois trata da forte presença da linguagem em nossas vidas. Inquieta-nos quando expõe as razões pelas quais o mundo contemporâneo "tenta an..
Este livro traz contribuições para a linguística em geral e, em particular, para a linguística funcionalista norte-americana, que, hoje, com os aportes advindos das ciências cognitivas, ganha o rótulo de Linguística Centrada no Uso (LCU), cunhado por Mário Martelotta em seu último..
Coletânea de oito artigos, que busca rastrear características pontuais das falas galegas e brasileira numa perspectiva histórica, fugindo a uma comparação entre línguas. As pesquisas abordam diferentes aspectos de interesse na descrição do sistema linguístico, como a clitização ..
Esta coletânea reúne variados ensaios acerca das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e do seu ensino em escolas e universidades brasileiras.Proporciona, desse modo, um panorama atual da pesquisa em torno das letras africanas, representando significativa contribuição não só pa..
Estudo baseado na língua Tikuna, falada por numerosa população indígena do Brasil, Colômbia e Peru. O tema aqui tratado é a teoria dos casos em sintaxe. Tem como base versões pré-minimalistas da teoria de princípios e parâmetros, mais conhecida pelo nome de teoria de regência e ..
Este livro analisa a linguagem em sua dimensão ideativa, tendo por elementos de análise
a produção textual de alunos egressos do Ensino Médio, cursando o terceiro grau, no que
diz respeito ao domínio das habilidades lógico-semântico-cognitivas que lhes
possibilitem a organiza..
Historiografia, crítica textual e estudos bibliográficos articulam-se nos 12 ensaios que compõem esta obra para produzir uma arqueologia do processo editorial e mostrar que“a mão do autor” e “a mente do editor” sempre estiveram unidas. Roger Chartier analisa o processo de c..
A obra traz desenhos e plantas de Niemeyer, além de fotos internas e externas do Museu. Os prefácios de Jorge Roberto Silveira, Ítalo Campofiorito e de Oscar Niemeyer reconstroem, desde a ideia inicial, a história desta obra arquitetônica, onde a paisagem não só foi preservada como ..
Reúne 11 textos que abordam fonética e fonologia, morfologia e classes de palavras, relações gramaticais e organização textual-interativa...
Esta cuidadosa edição bilíngüe apresenta, de forma complementar, um panorama histórico e perspectivas contemporâneas para o ensino de japonês no Brasil. O foco recai sobretudo nas questões mais amplas que pautam a relação do aprendiz com a língua e a cultura: as diferentes fases..
O livro que o leitor tem em mãos traz instigantes respostas a essas questões. Escritos por uma estudiosa do erotismo literário, os ensaios e resenhas aqui reunidos vêm ampliar seu repertório e confirmar a originalidade de sua ensaística. São estudos que interrogam as disposições m..
O desejo de integrar o parâmetro ético na linguística vem diretamente de minhas interrogações sobre a validade dos discursos científicos, em especial em linguística. Nos últimos anos, propus elementos para uma ética do discurso acadêmico, mencionando os problemas de deformação ..
Ela divide-se em duas partes. Na primeira, propõe-se uma análise ateórica do pirahã da frase até o fonema. Esta subdivide-se em três capítulos: (1) A SINTAXE DA SENTENÇA; (rI) A SINTAXE LOCUCIONAL; (I lI) RESUMOS (da morfologia e fonologia). Nesta primeira parte, evita-se o uso de ..