O livro se volta para o final do século XIX, início do XX e investiga a criação e a introdução de um novo meio de transporte: a bicicleta. O texto compara como esta nova forma de locomoção adentra o cotidiano das cidades de Paris e Rio de Janeiro. Em Paris a bicicleta se populariza..
Já disseram que "a regra é clara" e que "caiu na área é pênalti!". Porém, até agora ninguém tinha explicado os porquês de cada uma das 17 regras do futebol. Teodoro Castro Lino foi árbitro da Fifa e, com a experiência de quem esteve por muitos anos dentro das 4 linhas, apresenta..
Formado por dez artigos, a coletânea traz a público trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esporte & Sociedade/UFF, que discutem questões como identidade cultural e produção de sentido.
Sob a ótica dos pesquisadores das áreas das ciências humanas e ciênc..
No mês do centésimo aniversário do alvinegro carioca, a Bom Texto Editora e o escritor Cláudio Aragão lançam A história do Botafogo em cordel, uma viagem lúdica ao passado de glórias do Botafogo.O livro, quarto da coleção Futebol em Cordel, que já retratou as histórias do Flum..
Quarentinha era um craque. Um goleador. O maior da história do Botafogo. E como se não bastasse, possuía um canhão nas duas pernas, para desespero dos goleiros de sua época.
Durante um ano e meio, Rafael Casé fez um intenso trabalho de reconstituição dos 62 anos de vida pessoal..
“Além de ter marcado 333 gols, vivi momentos de alegria praticamente impossíveis de serem descritos. Trafeguei por caminhos que fizeram sentido muitos anos depois. Derrotas que antecipam vitórias. Sofrimentos que nos ensinam a beleza de vencer. ZICO “Como a maioria dos pernas-de-pau..
Existe a indústria do futebol, que dá trabalho e diversão para muitos. Os dirigentes, os jogadores, os técnicos, os árbitros e, sem esquecer, os jornalistas, os comentaristas desse esporte, que se não existissem não haveria futebol. Ou será que o futebol poderia existir sozinho, se..
Além do jogo que encanta, dos bons organizadores no meio-campo e de tantas outras coisas técnicas, nosso futebol também tem sentido falta de histórias pitorescas. Como as que meu pai contava e eu ouvia meio cabreiro, desconfiado de que havia exageros aqui ou ali, da mesma forma que os ..
Reúne artigos que procuram discutir as relações entre essas duas grandes artes da modernidade. O livro está dividido em 3 partes, na primeira seção (Panoramas) discute-se esse relacionamento em dois países (Portugal e Argentina) e tendo dois esportes como tema central (o futebol e o..
Os impactos que a II Guerra (1939-45) teve no futebol mundial e, especialmente, no brasileiro, além do retrato completo desse esporte no País durante a década de 40 estão no livro Anos 40 – Viagem à década sem Copa, do jornalista Roberto Sander. A obra, lançamento da Bom Texto Edi..
Este livro tem por objetivo construir, a partir de múltiplos olhares de seus diversos colaboradores, um relato de esportes até então relativamente pouco estudados, culminando em uma biblioteca, não a se consultar, mas por construir. Voo livre, surfe, montanhismo são alguns dos esporte..
Os cartunistas Jal & Gual, dois especialistas no assunto, após vasta pesquisa, apresentam nesse livro os acontecimentos mais importantes desse esporte – desde sua introdução no Brasil até os dias de hoje –, de forma bem-humorada...
Se você acha que já leu tudo sobre Copa do Mundo e que este assunto está esgotado, está na hora de rever seus conceitos. O livro o ajudará a entender o que aconteceu com a seleção na Copa de 2006 e esclarecer o verdadeiro motivo da nossa derrota. Conspiração? Venda de resultados? ..
A história e as histórias do Vascão da Colina, tantas vezes campeão, para os pequenos torcedores...
O esporte é uma das mais importantes manifestações culturais do século XX. É um fenômeno tipicamente moderno, que tem sua configuração articulada com todas as outras dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas: arquitetura, modus vivendis, nova dinâmica das cidades, au..