Leitura subjetiva e ensino de literatura
Leitura subjetiva e ensino de literatura
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V91347
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 66,30
R$ 78,00
Selecionados e traduzidos da obra francesa Le sujet lecteur: lecture subjective et enseignement de la littérature (Rennes: PUR, 2004), os artigos deste livro abordam questões que se encontram no cerne das discussões contemporâneas sobre ensino de literatura. A escolha feita dentre os artigos da obra original procurou ser útil ao leitor brasileiro, em especial aos profissionais da área de educação. O conjunto ganhou mais três ensaios inéditos de Annie Rouxel.
A partir de pontos de vista variados, tanto científicos quanto didáticos, abordam-se os espaços de liberdade efetivos de que desfrutam os leitores reais em face das obras que programam e codificam o modo como pretendem ser lidas. Assim, ao examinar o papel da escola nessa tensão entre os direitos do texto e os direitos do leitor, discute-se sobre o lugar, o estatuto e as formas que podem ter as experiências de leitura subjetivas das obras, do maternal à universidade, ao lado da necessária transmissão de conhecimentos sobre a literatura, sua história, seus códigos, seus rituais.
Enfrentar o desafio que as crianças e os jovens de hoje apresentam para o ensino – sejam leitores acostumados à linguagem literária contemporânea, sejam não leitores que precisam ser motivados pela escola, ou então leitores de outros suportes que já não têm familiaridade com o livro impresso – é uma das grandes contribuições que esta obra traz para o público brasileiro, principalmente para os professores.
A partir de pontos de vista variados, tanto científicos quanto didáticos, abordam-se os espaços de liberdade efetivos de que desfrutam os leitores reais em face das obras que programam e codificam o modo como pretendem ser lidas. Assim, ao examinar o papel da escola nessa tensão entre os direitos do texto e os direitos do leitor, discute-se sobre o lugar, o estatuto e as formas que podem ter as experiências de leitura subjetivas das obras, do maternal à universidade, ao lado da necessária transmissão de conhecimentos sobre a literatura, sua história, seus códigos, seus rituais.
Enfrentar o desafio que as crianças e os jovens de hoje apresentam para o ensino – sejam leitores acostumados à linguagem literária contemporânea, sejam não leitores que precisam ser motivados pela escola, ou então leitores de outros suportes que já não têm familiaridade com o livro impresso – é uma das grandes contribuições que esta obra traz para o público brasileiro, principalmente para os professores.
Características | |
Autor | ANNIE ROUXEL; GÉRARD LANGLADE; NEIDE REZENDE |
Biografia | Selecionados e traduzidos da obra francesa Le sujet lecteur: lecture subjective et enseignement de la littérature (Rennes: PUR, 2004), os artigos deste livro abordam questões que se encontram no cerne das discussões contemporâneas sobre ensino de literatura. A escolha feita dentre os artigos da obra original procurou ser útil ao leitor brasileiro, em especial aos profissionais da área de educação. O conjunto ganhou mais três ensaios inéditos de Annie Rouxel. A partir de pontos de vista variados, tanto científicos quanto didáticos, abordam-se os espaços de liberdade efetivos de que desfrutam os leitores reais em face das obras que programam e codificam o modo como pretendem ser lidas. Assim, ao examinar o papel da escola nessa tensão entre os direitos do texto e os direitos do leitor, discute-se sobre o lugar, o estatuto e as formas que podem ter as experiências de leitura subjetivas das obras, do maternal à universidade, ao lado da necessária transmissão de conhecimentos sobre a literatura, sua história, seus códigos, seus rituais. Enfrentar o desafio que as crianças e os jovens de hoje apresentam para o ensino – sejam leitores acostumados à linguagem literária contemporânea, sejam não leitores que precisam ser motivados pela escola, ou então leitores de outros suportes que já não têm familiaridade com o livro impresso – é uma das grandes contribuições que esta obra traz para o público brasileiro, principalmente para os professores. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9788579391347 |
Largura | 14 |
Páginas | 210 |