Leitura subjetiva e ensino de literatura

Leitura subjetiva e ensino de literatura

Leitura subjetiva e ensino de literatura

  • EditoraALAMEDA
  • Modelo: 9V91347
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 45,90

    R$ 54,00
Selecionados e traduzidos da obra francesa Le sujet lecteur: lecture subjective et enseignement de la littérature (Rennes: PUR, 2004), os artigos deste livro abordam questões que se encontram no cerne das discussões contemporâneas sobre ensino de literatura. A escolha feita dentre os artigos da obra original procurou ser útil ao leitor brasileiro, em especial aos profissionais da área de educação. O conjunto ganhou mais três ensaios inéditos de Annie Rouxel.
A partir de pontos de vista variados, tanto científicos quanto didáticos, abordam-se os espaços de liberdade efetivos de que desfrutam os leitores reais em face das obras que programam e codificam o modo como pretendem ser lidas. Assim, ao examinar o papel da escola nessa tensão entre os direitos do texto e os direitos do leitor, discute-se sobre o lugar, o estatuto e as formas que podem ter as experiências de leitura subjetivas das obras, do maternal à universidade, ao lado da necessária transmissão de conhecimentos sobre a literatura, sua história, seus códigos, seus rituais.
Enfrentar o desafio que as crianças e os jovens de hoje apresentam para o ensino – sejam leitores acostumados à linguagem literária contemporânea, sejam não leitores que precisam ser motivados pela escola, ou então leitores de outros suportes que já não têm familiaridade com o livro impresso – é uma das grandes contribuições que esta obra traz para o público brasileiro, principalmente para os professores.
Características
Autor ANNIE ROUXEL; GÉRARD LANGLADE; NEIDE REZENDE
Biografia Selecionados e traduzidos da obra francesa Le sujet lecteur: lecture subjective et enseignement de la littérature (Rennes: PUR, 2004), os artigos deste livro abordam questões que se encontram no cerne das discussões contemporâneas sobre ensino de literatura. A escolha feita dentre os artigos da obra original procurou ser útil ao leitor brasileiro, em especial aos profissionais da área de educação. O conjunto ganhou mais três ensaios inéditos de Annie Rouxel.
A partir de pontos de vista variados, tanto científicos quanto didáticos, abordam-se os espaços de liberdade efetivos de que desfrutam os leitores reais em face das obras que programam e codificam o modo como pretendem ser lidas. Assim, ao examinar o papel da escola nessa tensão entre os direitos do texto e os direitos do leitor, discute-se sobre o lugar, o estatuto e as formas que podem ter as experiências de leitura subjetivas das obras, do maternal à universidade, ao lado da necessária transmissão de conhecimentos sobre a literatura, sua história, seus códigos, seus rituais.
Enfrentar o desafio que as crianças e os jovens de hoje apresentam para o ensino – sejam leitores acostumados à linguagem literária contemporânea, sejam não leitores que precisam ser motivados pela escola, ou então leitores de outros suportes que já não têm familiaridade com o livro impresso – é uma das grandes contribuições que esta obra traz para o público brasileiro, principalmente para os professores.
Comprimento 21
Edição 1
Editora ALAMEDA
ISBN 9788579391347
Largura 14
Páginas 210

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