Classicismo moderno: Marguerita Sarfatti e a Pintura Italiana no Acervo do Mac USP
Classicismo moderno: Marguerita Sarfatti e a Pintura Italiana no Acervo do Mac USP
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V94195
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 44,20
R$ 52,00
As obras do núcleo inicial do antigo MAM SP (hoje no MAC USP) só recentemente recebem a atenção dos estudiosos, e muito desse interesse deve-se à autora desse livro, Ana Magalhães. Professora na USP, Magalhães inocula em seus estudantes o interesse pelo estudo daquelas obras e bons trabalhos acadêmicos começam a surgir sobre o tema. Com este livro que agora publica, Ana demonstra o “outro lado” de seu trabalho na USP explicitando as bases de sua atividade docente: sua ação como pesquisadora talvez uma das mais rigorosas no campo da história da arte no país.
Classicismo moderno apresenta seu estudo sobre o “núcleo italiano” de obras hoje pertencente ao MAC USP, validando sua importância estética e como ele se insere na esfera do gosto internacional de meados do século XX. Estudando-o tendo em mente seu parentesco com outros acervos formados na Europa no mesmo período, Ana Magalhães coloca aquelas obras do antigo MAM numa perspectiva alargada, tirando-lhes, em definitivo, a pecha de provincianas, fruto de um colecionismo rastaquera.
É interessante também como a autora, ao mapear aquelas aquisições, define a importância da crítica Italiana Margherita Sarfatti para a arte brasileira, e os contatos entre seu pensamento e o de alguns sérios nomes da crítica local. Classicismo moderno surge como uma obra fundamental para aqueles que se interessam pela arte no Brasil e pelo papel do país no âmbito do circuito cultural internacional em meados do século XX.
Classicismo moderno apresenta seu estudo sobre o “núcleo italiano” de obras hoje pertencente ao MAC USP, validando sua importância estética e como ele se insere na esfera do gosto internacional de meados do século XX. Estudando-o tendo em mente seu parentesco com outros acervos formados na Europa no mesmo período, Ana Magalhães coloca aquelas obras do antigo MAM numa perspectiva alargada, tirando-lhes, em definitivo, a pecha de provincianas, fruto de um colecionismo rastaquera.
É interessante também como a autora, ao mapear aquelas aquisições, define a importância da crítica Italiana Margherita Sarfatti para a arte brasileira, e os contatos entre seu pensamento e o de alguns sérios nomes da crítica local. Classicismo moderno surge como uma obra fundamental para aqueles que se interessam pela arte no Brasil e pelo papel do país no âmbito do circuito cultural internacional em meados do século XX.
Características | |
Autor | ANA GONÇALVES MAGALHÃES |
Biografia | As obras do núcleo inicial do antigo MAM SP (hoje no MAC USP) só recentemente recebem a atenção dos estudiosos, e muito desse interesse deve-se à autora desse livro, Ana Magalhães. Professora na USP, Magalhães inocula em seus estudantes o interesse pelo estudo daquelas obras e bons trabalhos acadêmicos começam a surgir sobre o tema. Com este livro que agora publica, Ana demonstra o “outro lado” de seu trabalho na USP explicitando as bases de sua atividade docente: sua ação como pesquisadora talvez uma das mais rigorosas no campo da história da arte no país. Classicismo moderno apresenta seu estudo sobre o “núcleo italiano” de obras hoje pertencente ao MAC USP, validando sua importância estética e como ele se insere na esfera do gosto internacional de meados do século XX. Estudando-o tendo em mente seu parentesco com outros acervos formados na Europa no mesmo período, Ana Magalhães coloca aquelas obras do antigo MAM numa perspectiva alargada, tirando-lhes, em definitivo, a pecha de provincianas, fruto de um colecionismo rastaquera. É interessante também como a autora, ao mapear aquelas aquisições, define a importância da crítica Italiana Margherita Sarfatti para a arte brasileira, e os contatos entre seu pensamento e o de alguns sérios nomes da crítica local. Classicismo moderno surge como uma obra fundamental para aqueles que se interessam pela arte no Brasil e pelo papel do país no âmbito do circuito cultural internacional em meados do século XX. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9788579394195 |
Largura | 14 |
Páginas | 256 |