Coleção Cadernos de Desenho: Renina Katz

Coleção Cadernos de Desenho: Renina Katz

Coleção Cadernos de Desenho: Renina Katz

  • EditoraUNICAMP
  • Modelo: 6008911
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 46,75

    R$ 55,00
Renina Katz foi discípula dos mestres gravadores Carlos Oswald e Axel Leskoschek e é um exemplo de ética e beleza. Em seu trabalho, a magia do processo e a construção da obra são coadjuvantes: o apuro técnico, a fineza gráfica, as veladuras e transparências sempre presentes tornam-se testemunhas de sua seriedade e competência como artista. Foi responsável direta pela formação de diversas gerações de jovens artistas, seja em sua atividade de 30 anos como professora, seja na coerência profissional como uma das artistas mais respeitadas no país. Nos anos 1950 a relação entre gravura e política era direta e Renina teve representação atuante nesse momento. Seu realismo socialista parte do registro do visível, da observação d’après nature, como ela mesma afirma. Os brancos e negros de sua obra gráfica traduzem a visão de mundo dos personagens e seus objetos. A partir da década de 1960 abandona a militância política e abre caminho para uma obra singular em que a cor estrutura o caminho para uma paisagem abstrata, fruto da contemplação, que permanece até hoje. (Lygia Eluf)
Características
Autor RENINA KATZ (ORG.)
Biografia Renina Katz foi discípula dos mestres gravadores Carlos Oswald e Axel Leskoschek e é um exemplo de ética e beleza. Em seu trabalho, a magia do processo e a construção da obra são coadjuvantes: o apuro técnico, a fineza gráfica, as veladuras e transparências sempre presentes tornam-se testemunhas de sua seriedade e competência como artista. Foi responsável direta pela formação de diversas gerações de jovens artistas, seja em sua atividade de 30 anos como professora, seja na coerência profissional como uma das artistas mais respeitadas no país. Nos anos 1950 a relação entre gravura e política era direta e Renina teve representação atuante nesse momento. Seu realismo socialista parte do registro do visível, da observação d’après nature, como ela mesma afirma. Os brancos e negros de sua obra gráfica traduzem a visão de mundo dos personagens e seus objetos. A partir da década de 1960 abandona a militância política e abre caminho para uma obra singular em que a cor estrutura o caminho para uma paisagem abstrata, fruto da contemplação, que permanece até hoje. (Lygia Eluf)
Comprimento 30
Editora UNICAMP
ISBN 9788526808911
Largura 20
Páginas 180

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.