Documentário e Mercado no Brasil: Da produção à sala de cinema

Documentário e Mercado no Brasil: Da produção à sala de cinema

Documentário e Mercado no Brasil: Da produção à sala de cinema

  • EditoraALAMEDA
  • Modelo: 9V93051
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 40,80

    R$ 48,00
Como um documentário, munida de provas (índices, gráficos, listas, valores, rankings), apoiada no depoimento de pessoas afetas à área (realizadores - dentre eles o ainda e sempre instigante Eduardo Coutinho - produtores, dirigentes de empresas), lidando com um tema quase universal, estimulante, apaixonante mesmo, de uma originalidade incontestável, Teresa Noll Trindade constrói o seu alentado documentário. Aliás, o seu Documentário e mercado no Brasil uma obra pujante que põe em relevo o estado de coisas deste gênero (formato? modo de representação?) desde a virada do século até aqui, quando esta forma expressiva audiovisual se emparelha com as obras de ficção em termos de notoriedade e de importância, embora nem tanto no aspecto de resultados comerciais, como um produto incerto para um mercado instável.

O desafio de Teresa é vencido com todo o garbo, fazendo um retrato «documental» bastante realista da cadeia econômica deste conjunto de filmes que se bate para ser reconhecido nas salas convencionais de cinema ou nas telas da televisão, enfrentando a fragilidade de políticas estatais, pressionado entre o volume crescente de produção e a resistência dos distribuidores, das salas e da própria audiência. O livro mapeia esta situação e dá um quadro completo deste complexo meio ambiente audiovisual, pensado aqui com pertinência e competência, não fosse o resultado de uma aplicada dissertação de mestrado. Com ele ganhamos todos, por ser um documento que pensa o documentário de forma clara e objetiva. Um texto gerado com uma lógica expositiva quase dramática, iluminando com luz forte o enquadramento da atividade, sem o muito frequente recurso às ilusões da ficção.
Tunico Amancio
Departamento de cinema e vídeoUniversidade Federal Fluminense
Características
Autor TERESA NOLL TRINDADE
Biografia Como um documentário, munida de provas (índices, gráficos, listas, valores, rankings), apoiada no depoimento de pessoas afetas à área (realizadores - dentre eles o ainda e sempre instigante Eduardo Coutinho - produtores, dirigentes de empresas), lidando com um tema quase universal, estimulante, apaixonante mesmo, de uma originalidade incontestável, Teresa Noll Trindade constrói o seu alentado documentário. Aliás, o seu Documentário e mercado no Brasil uma obra pujante que põe em relevo o estado de coisas deste gênero (formato? modo de representação?) desde a virada do século até aqui, quando esta forma expressiva audiovisual se emparelha com as obras de ficção em termos de notoriedade e de importância, embora nem tanto no aspecto de resultados comerciais, como um produto incerto para um mercado instável.

O desafio de Teresa é vencido com todo o garbo, fazendo um retrato «documental» bastante realista da cadeia econômica deste conjunto de filmes que se bate para ser reconhecido nas salas convencionais de cinema ou nas telas da televisão, enfrentando a fragilidade de políticas estatais, pressionado entre o volume crescente de produção e a resistência dos distribuidores, das salas e da própria audiência. O livro mapeia esta situação e dá um quadro completo deste complexo meio ambiente audiovisual, pensado aqui com pertinência e competência, não fosse o resultado de uma aplicada dissertação de mestrado. Com ele ganhamos todos, por ser um documento que pensa o documentário de forma clara e objetiva. Um texto gerado com uma lógica expositiva quase dramática, iluminando com luz forte o enquadramento da atividade, sem o muito frequente recurso às ilusões da ficção.
Tunico Amancio
Departamento de cinema e vídeoUniversidade Federal Fluminense
Comprimento 21
Edição 1
Editora ALAMEDA
ISBN 9788579393051
Largura 14
Páginas 266

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Tags