Gênero da Música: A construção social da vocação
Gênero da Música: A construção social da vocação
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V91477
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 40,80
R$ 48,00
Tomando como ponto de apoio as trajetórias das musicistas Helza Cameu e Joanídia Sodré, ilustres desconhecidas do publico mais amplo, e o universo da musica erudita no Brasil, domínio restrito a especialistas, a pesquisadora Dalila Vasconcellos de Carvalho realiza neste livro uma análise inédita da vida cultural brasileira, na primeira metade do século XX, atenta a maneiras específicas como as mulheres aí se inserem.
Mas essas palavras tampouco fazem jus à envergadura do trabalho, podendo criar a ilusão adicional de que estaríamos diante de um estudo militante destinado a tornar visíveis personagens femininas esquecidas e silenciadas. Nada mais enganoso. O engenho da interpretação reside justamente em tramar o modo como vocação femininas (e masculinas) são construídas umas em relação às outras, na articulação estreita entre talentos individuais, capacidades treinadas e possibilidades (também restrições) colocadas pelo meio social.
Combinando inspirações retiradas da antropologia, da sociologia, da história e dos estudos de gênero, que incidem sobre rico material coligido em acervos pessoais, institucionais, além de fontes bibliográficas diversas, a autora deixa ver a complexa topografia do universo musical brasileiro, em função da análise dos itinerários cruzados de homens e mulheres; da atenção ao valor diferenciado de instrumentos e performances artísticas, além das considerações dos espaços de formação, recepção e consagração dos músicos.
Mas essas palavras tampouco fazem jus à envergadura do trabalho, podendo criar a ilusão adicional de que estaríamos diante de um estudo militante destinado a tornar visíveis personagens femininas esquecidas e silenciadas. Nada mais enganoso. O engenho da interpretação reside justamente em tramar o modo como vocação femininas (e masculinas) são construídas umas em relação às outras, na articulação estreita entre talentos individuais, capacidades treinadas e possibilidades (também restrições) colocadas pelo meio social.
Combinando inspirações retiradas da antropologia, da sociologia, da história e dos estudos de gênero, que incidem sobre rico material coligido em acervos pessoais, institucionais, além de fontes bibliográficas diversas, a autora deixa ver a complexa topografia do universo musical brasileiro, em função da análise dos itinerários cruzados de homens e mulheres; da atenção ao valor diferenciado de instrumentos e performances artísticas, além das considerações dos espaços de formação, recepção e consagração dos músicos.
Características | |
Autor | DALILA VASCONCELLOS DE CARVALHO |
Biografia | Tomando como ponto de apoio as trajetórias das musicistas Helza Cameu e Joanídia Sodré, ilustres desconhecidas do publico mais amplo, e o universo da musica erudita no Brasil, domínio restrito a especialistas, a pesquisadora Dalila Vasconcellos de Carvalho realiza neste livro uma análise inédita da vida cultural brasileira, na primeira metade do século XX, atenta a maneiras específicas como as mulheres aí se inserem. Mas essas palavras tampouco fazem jus à envergadura do trabalho, podendo criar a ilusão adicional de que estaríamos diante de um estudo militante destinado a tornar visíveis personagens femininas esquecidas e silenciadas. Nada mais enganoso. O engenho da interpretação reside justamente em tramar o modo como vocação femininas (e masculinas) são construídas umas em relação às outras, na articulação estreita entre talentos individuais, capacidades treinadas e possibilidades (também restrições) colocadas pelo meio social. Combinando inspirações retiradas da antropologia, da sociologia, da história e dos estudos de gênero, que incidem sobre rico material coligido em acervos pessoais, institucionais, além de fontes bibliográficas diversas, a autora deixa ver a complexa topografia do universo musical brasileiro, em função da análise dos itinerários cruzados de homens e mulheres; da atenção ao valor diferenciado de instrumentos e performances artísticas, além das considerações dos espaços de formação, recepção e consagração dos músicos. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9788579391477 |
Largura | 14 |
Páginas | 210 |