Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática, A

Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática, A

Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática, A

  • EditoraEDIFURB
  • Modelo: UB42473
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 23,80

    R$ 28,00
Alfabetizar matematicamente é uma tarefa complexa, pois é neste período que as crianças começam a entender os processos de leitura e a escrita da linguagem matemática, além dos conceitos envolvidos, de forma que elas possam utilizá-la como instrumento para leitura do mundo. Para que isso seja possível, o ensino da matemática foi dividido em cinco eixos: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade, Álgebra e Funções - que devem ser explorados de forma articulada. Dentre esses eixos, acreditamos que o campo numérico é o central neste período, pois por meio dele é possível unir todos os demais, além de ser por meio dele que a criança se comunica matematicamente. Este livro, resultado de anos de trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é direcionado a professores alfabetizadores e tem como objetivo apresentar formas de se explorar os conceitos relacionados aos Números e Operações no período de Alfabetização. Ele inicia com um breve resgate histórico do ensino da matemática no Brasil, buscando relacionar a forma de ensino em cada período com a tendência pedagógica vigente. Na segunda parte, apresenta-se o conceito de número, seu desenvolvimento histórico e como as autoras entendem que acontece o desenvolvimento cognitivo deste conceito, terminando com sugestão de algumas atividades para serem exploradas em sala de aula. A última parte apresenta as ideias que devem ser exploradas ao se ensinar as operações básicas dos números naturais e sugestões de como trabalhar com elas por meio de resolução de problemas.
Características
Autor Maria Adélia Bento Schimitt, Viviane Clotilde da S
Biografia Alfabetizar matematicamente é uma tarefa complexa, pois é neste período que as crianças começam a entender os processos de leitura e a escrita da linguagem matemática, além dos conceitos envolvidos, de forma que elas possam utilizá-la como instrumento para leitura do mundo. Para que isso seja possível, o ensino da matemática foi dividido em cinco eixos: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade, Álgebra e Funções - que devem ser explorados de forma articulada. Dentre esses eixos, acreditamos que o campo numérico é o central neste período, pois por meio dele é possível unir todos os demais, além de ser por meio dele que a criança se comunica matematicamente. Este livro, resultado de anos de trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é direcionado a professores alfabetizadores e tem como objetivo apresentar formas de se explorar os conceitos relacionados aos Números e Operações no período de Alfabetização. Ele inicia com um breve resgate histórico do ensino da matemática no Brasil, buscando relacionar a forma de ensino em cada período com a tendência pedagógica vigente. Na segunda parte, apresenta-se o conceito de número, seu desenvolvimento histórico e como as autoras entendem que acontece o desenvolvimento cognitivo deste conceito, terminando com sugestão de algumas atividades para serem exploradas em sala de aula. A última parte apresenta as ideias que devem ser exploradas ao se ensinar as operações básicas dos números naturais e sugestões de como trabalhar com elas por meio de resolução de problemas.
Comprimento 23
Edição 1
Editora EDIFURB
ISBN 9788571142473
Largura 16
Páginas 98

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Tags