Poder das Redes, O
Que vivemos em tempos de mudanças e que essas mudanças, de algum modo, têm a ver com as “redes sociais” já é uma idéia comum, difundida e repetida à exaustão. Sem dúvida, ninguém parece saber muito bem o que são essas famosas redes e, sobretudo, o que apresentam de novidade. Afinal de contas, se as redes de que falamos são as que as pessoas formam quando se relacionam umas com as outras, então a sociedade sempre foi uma rede. E se falamos de movimentos de ativistas, esses também sempre estiveram por aí, relacionando-se uns com os outros em uma espécie de universo hiperativo e paralelo. Há, porém, dois elementos novos relacionados com esta questão que todo o mundo entende intuitivamente. Por um lado, a Internet e sua conseqüência mais direta: a eclosão de uma nova esfera de relação social que conecta milhões de pessoas a cada dia. Por outro, o surgimento, nos últimos anos, de uma ampla literatura sobre redes, aplicada a todos os campos, da física ou biologia até a economia, com toda a sua inevitável seqüela de livros de divulgação, aplicações ao marketing e jogos publicitários.
Características | |
Autor | DAVID DE UGARTE |
Biografia | Que vivemos em tempos de mudanças e que essas mudanças, de algum modo, têm a ver com as “redes sociais” já é uma idéia comum, difundida e repetida à exaustão. Sem dúvida, ninguém parece saber muito bem o que são essas famosas redes e, sobretudo, o que apresentam de novidade. Afinal de contas, se as redes de que falamos são as que as pessoas formam quando se relacionam umas com as outras, então a sociedade sempre foi uma rede. E se falamos de movimentos de ativistas, esses também sempre estiveram por aí, relacionando-se uns com os outros em uma espécie de universo hiperativo e paralelo. Há, porém, dois elementos novos relacionados com esta questão que todo o mundo entende intuitivamente. Por um lado, a Internet e sua conseqüência mais direta: a eclosão de uma nova esfera de relação social que conecta milhões de pessoas a cada dia. Por outro, o surgimento, nos últimos anos, de uma ampla literatura sobre redes, aplicada a todos os campos, da física ou biologia até a economia, com toda a sua inevitável seqüela de livros de divulgação, aplicações ao marketing e jogos publicitários. |
Comprimento | 21 |
Editora | EDIPUC-RS |
ISBN | 9788574307190 |
Largura | 14 |
Páginas | 116 |