Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática, A
Construção do Conceito de Número na Alfabetização Matemática, A
- EditoraEDIFURB
- Modelo: UB42473
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 23,80
R$ 28,00
Alfabetizar matematicamente é uma tarefa complexa, pois é neste período que as crianças começam a entender os processos de leitura e a escrita da linguagem matemática, além dos conceitos envolvidos, de forma que elas possam utilizá-la como instrumento para leitura do mundo. Para que isso seja possível, o ensino da matemática foi dividido em cinco eixos: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade, Álgebra e Funções - que devem ser explorados de forma articulada. Dentre esses eixos, acreditamos que o campo numérico é o central neste período, pois por meio dele é possível unir todos os demais, além de ser por meio dele que a criança se comunica matematicamente. Este livro, resultado de anos de trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é direcionado a professores alfabetizadores e tem como objetivo apresentar formas de se explorar os conceitos relacionados aos Números e Operações no período de Alfabetização. Ele inicia com um breve resgate histórico do ensino da matemática no Brasil, buscando relacionar a forma de ensino em cada período com a tendência pedagógica vigente. Na segunda parte, apresenta-se o conceito de número, seu desenvolvimento histórico e como as autoras entendem que acontece o desenvolvimento cognitivo deste conceito, terminando com sugestão de algumas atividades para serem exploradas em sala de aula. A última parte apresenta as ideias que devem ser exploradas ao se ensinar as operações básicas dos números naturais e sugestões de como trabalhar com elas por meio de resolução de problemas.
Características | |
Autor | Maria Adélia Bento Schimitt, Viviane Clotilde da S |
Biografia | Alfabetizar matematicamente é uma tarefa complexa, pois é neste período que as crianças começam a entender os processos de leitura e a escrita da linguagem matemática, além dos conceitos envolvidos, de forma que elas possam utilizá-la como instrumento para leitura do mundo. Para que isso seja possível, o ensino da matemática foi dividido em cinco eixos: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade, Álgebra e Funções - que devem ser explorados de forma articulada. Dentre esses eixos, acreditamos que o campo numérico é o central neste período, pois por meio dele é possível unir todos os demais, além de ser por meio dele que a criança se comunica matematicamente. Este livro, resultado de anos de trabalho envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é direcionado a professores alfabetizadores e tem como objetivo apresentar formas de se explorar os conceitos relacionados aos Números e Operações no período de Alfabetização. Ele inicia com um breve resgate histórico do ensino da matemática no Brasil, buscando relacionar a forma de ensino em cada período com a tendência pedagógica vigente. Na segunda parte, apresenta-se o conceito de número, seu desenvolvimento histórico e como as autoras entendem que acontece o desenvolvimento cognitivo deste conceito, terminando com sugestão de algumas atividades para serem exploradas em sala de aula. A última parte apresenta as ideias que devem ser exploradas ao se ensinar as operações básicas dos números naturais e sugestões de como trabalhar com elas por meio de resolução de problemas. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | EDIFURB |
ISBN | 9788571142473 |
Largura | 16 |
Páginas | 98 |