DO DESENHO DAS LETRAS
Do Desenho das Letras corresponde à tradução da última parte do Livro Terceiro da obra de Albrecht Dürer Underweysung der Messung, tratado de geometria e perspectiva em quatro tomos, publicado em 1525. Este famoso artista do Renascimento, natural de Nuremberga, cidade onde nasceu em 1471 e faleceu em 1528, expoente máximo da pintura alemã da sua época, distinguiu- se em diversas áreas, como a gravação em cobre e em madeira, a pintura e a ilustração, mas também como matemático e teórico da arte. Nos últimos anos de vida, Dürer dedicou-se à elaboração de tratados teóricos, onde procurou divulgar todo o conhecimento que havia acumulado e que se alicerçava no saber colhido nos autores da Antiguidade Clássica, nas ideias dos artistas contemporâneos, sobretudo Italianos, no muito que aprendeu pela experiência ao exercitar o seu ofício. Com a redacção desses textos, Dürer desejava materializar dois anseios que há muito acalentava: transmitir os fundamentos teóricos e as técnicas da sua arte a um universo alargado de aprendizes, ultrapassando as barreiras fechadas das corporações que tendiam a mantê-los em sigilo e, simultaneamente, ao introduzir a geometria, uma das artes liberais, no mester do pintor, contribuir para que este passasse do estado de artesão à condição de artista.
Características | |
Ano de publicação | 2013 |
Autor | ALBRECHT DURER |
Biografia | Do Desenho das Letras corresponde à tradução da última parte do Livro Terceiro da obra de Albrecht Dürer Underweysung der Messung, tratado de geometria e perspectiva em quatro tomos, publicado em 1525. Este famoso artista do Renascimento, natural de Nuremberga, cidade onde nasceu em 1471 e faleceu em 1528, expoente máximo da pintura alemã da sua época, distinguiu- se em diversas áreas, como a gravação em cobre e em madeira, a pintura e a ilustração, mas também como matemático e teórico da arte. Nos últimos anos de vida, Dürer dedicou-se à elaboração de tratados teóricos, onde procurou divulgar todo o conhecimento que havia acumulado e que se alicerçava no saber colhido nos autores da Antiguidade Clássica, nas ideias dos artistas contemporâneos, sobretudo Italianos, no muito que aprendeu pela experiência ao exercitar o seu ofício. Com a redacção desses textos, Dürer desejava materializar dois anseios que há muito acalentava: transmitir os fundamentos teóricos e as técnicas da sua arte a um universo alargado de aprendizes, ultrapassando as barreiras fechadas das corporações que tendiam a mantê-los em sigilo e, simultaneamente, ao introduzir a geometria, uma das artes liberais, no mester do pintor, contribuir para que este passasse do estado de artesão à condição de artista. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | ALMEDINA |
ISBN | 9789724052588 |
Lançamento | 01/01/2013 |
Largura | 16 |
Páginas | 148 |