Experiência do Labirinto, A

Experiência do Labirinto, A

Experiência do Labirinto, A

  • EditoraUNESP
  • Modelo: 7498610
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 54,00

    R$ 60,00
O livro "A experiência do Labirinto: metodologia, História Oral e Educação Matemática"
é formado por textos da tese de livre docência do professor Antonio Vicente Marafioti
Garnica, defendida em 2005, e foge dos parâmetros acadêmicos convencionais, sendo uma
coletânea de ensaios sobre Metodologia Científica, História Oral, Literatura, Educação
e Educação Matemática. Defende que as tramas qualitativas de pesquisa que têm
caracterizado as investigações em Ciências Humanas não podem ser configuradas a priori,
e são tecidas de forma caótica, admitindo algumas regiões de estabilidade. Nessa
configuração, atuam vários fatores que surgem de forma rizomática: a análise de
depoimentos, por exemplo, afirma o autor, deve aproveitar-se dos recursos de outras
áreas como a Literatura, a História, a Sociologia etc, ainda que os objetos, em
princípio, sejam provenientes de áreas aparentemente distantes das que podem ser
chamadas à cena nesse trâmite analítico.

Dois exercícios, atendendo a esses parâmetros, são dados pelo autor: num deles, discute-
se a história da formação de professores de Matemática no interior do Estado de São
Paulo, sugerindo a possibilidade de esboçar características de um "professor caipira";
o outro exercício trata das políticas profiláticas contra a hanseníase implantadas no
início do século XX. A hanseníase - um tema tão distante da área de pesquisa do autor -
serve de pretexto para estudar aspectos metodológicos da História Oral, um método que
tem sido utilizado com sucesso nas pesquisas em Educação Matemática nos últimos anos.

Características
Autor ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA
Biografia O livro "A experiência do Labirinto: metodologia, História Oral e Educação Matemática"
é formado por textos da tese de livre docência do professor Antonio Vicente Marafioti
Garnica, defendida em 2005, e foge dos parâmetros acadêmicos convencionais, sendo uma
coletânea de ensaios sobre Metodologia Científica, História Oral, Literatura, Educação
e Educação Matemática. Defende que as tramas qualitativas de pesquisa que têm
caracterizado as investigações em Ciências Humanas não podem ser configuradas a priori,
e são tecidas de forma caótica, admitindo algumas regiões de estabilidade. Nessa
configuração, atuam vários fatores que surgem de forma rizomática: a análise de
depoimentos, por exemplo, afirma o autor, deve aproveitar-se dos recursos de outras
áreas como a Literatura, a História, a Sociologia etc, ainda que os objetos, em
princípio, sejam provenientes de áreas aparentemente distantes das que podem ser
chamadas à cena nesse trâmite analítico.

Dois exercícios, atendendo a esses parâmetros, são dados pelo autor: num deles, discute-
se a história da formação de professores de Matemática no interior do Estado de São
Paulo, sugerindo a possibilidade de esboçar características de um "professor caipira";
o outro exercício trata das políticas profiláticas contra a hanseníase implantadas no
início do século XX. A hanseníase - um tema tão distante da área de pesquisa do autor -
serve de pretexto para estudar aspectos metodológicos da História Oral, um método que
tem sido utilizado com sucesso nas pesquisas em Educação Matemática nos últimos anos.

Comprimento 21
Edição 1
Editora UNESP
ISBN 9788571398610
Largura 14
Páginas 216

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