Experiência do Labirinto, A
Experiência do Labirinto, A
- EditoraUNESP
- Modelo: 7498610
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 54,00
R$ 60,00
O livro "A experiência do Labirinto: metodologia, História Oral e Educação Matemática"
é formado por textos da tese de livre docência do professor Antonio Vicente Marafioti
Garnica, defendida em 2005, e foge dos parâmetros acadêmicos convencionais, sendo uma
coletânea de ensaios sobre Metodologia Científica, História Oral, Literatura, Educação
e Educação Matemática. Defende que as tramas qualitativas de pesquisa que têm
caracterizado as investigações em Ciências Humanas não podem ser configuradas a priori,
e são tecidas de forma caótica, admitindo algumas regiões de estabilidade. Nessa
configuração, atuam vários fatores que surgem de forma rizomática: a análise de
depoimentos, por exemplo, afirma o autor, deve aproveitar-se dos recursos de outras
áreas como a Literatura, a História, a Sociologia etc, ainda que os objetos, em
princípio, sejam provenientes de áreas aparentemente distantes das que podem ser
chamadas à cena nesse trâmite analítico.
Dois exercícios, atendendo a esses parâmetros, são dados pelo autor: num deles, discute-
se a história da formação de professores de Matemática no interior do Estado de São
Paulo, sugerindo a possibilidade de esboçar características de um "professor caipira";
o outro exercício trata das políticas profiláticas contra a hanseníase implantadas no
início do século XX. A hanseníase - um tema tão distante da área de pesquisa do autor -
serve de pretexto para estudar aspectos metodológicos da História Oral, um método que
tem sido utilizado com sucesso nas pesquisas em Educação Matemática nos últimos anos.
é formado por textos da tese de livre docência do professor Antonio Vicente Marafioti
Garnica, defendida em 2005, e foge dos parâmetros acadêmicos convencionais, sendo uma
coletânea de ensaios sobre Metodologia Científica, História Oral, Literatura, Educação
e Educação Matemática. Defende que as tramas qualitativas de pesquisa que têm
caracterizado as investigações em Ciências Humanas não podem ser configuradas a priori,
e são tecidas de forma caótica, admitindo algumas regiões de estabilidade. Nessa
configuração, atuam vários fatores que surgem de forma rizomática: a análise de
depoimentos, por exemplo, afirma o autor, deve aproveitar-se dos recursos de outras
áreas como a Literatura, a História, a Sociologia etc, ainda que os objetos, em
princípio, sejam provenientes de áreas aparentemente distantes das que podem ser
chamadas à cena nesse trâmite analítico.
Dois exercícios, atendendo a esses parâmetros, são dados pelo autor: num deles, discute-
se a história da formação de professores de Matemática no interior do Estado de São
Paulo, sugerindo a possibilidade de esboçar características de um "professor caipira";
o outro exercício trata das políticas profiláticas contra a hanseníase implantadas no
início do século XX. A hanseníase - um tema tão distante da área de pesquisa do autor -
serve de pretexto para estudar aspectos metodológicos da História Oral, um método que
tem sido utilizado com sucesso nas pesquisas em Educação Matemática nos últimos anos.
Características | |
Autor | ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA |
Biografia | O livro "A experiência do Labirinto: metodologia, História Oral e Educação Matemática" é formado por textos da tese de livre docência do professor Antonio Vicente Marafioti Garnica, defendida em 2005, e foge dos parâmetros acadêmicos convencionais, sendo uma coletânea de ensaios sobre Metodologia Científica, História Oral, Literatura, Educação e Educação Matemática. Defende que as tramas qualitativas de pesquisa que têm caracterizado as investigações em Ciências Humanas não podem ser configuradas a priori, e são tecidas de forma caótica, admitindo algumas regiões de estabilidade. Nessa configuração, atuam vários fatores que surgem de forma rizomática: a análise de depoimentos, por exemplo, afirma o autor, deve aproveitar-se dos recursos de outras áreas como a Literatura, a História, a Sociologia etc, ainda que os objetos, em princípio, sejam provenientes de áreas aparentemente distantes das que podem ser chamadas à cena nesse trâmite analítico. Dois exercícios, atendendo a esses parâmetros, são dados pelo autor: num deles, discute- se a história da formação de professores de Matemática no interior do Estado de São Paulo, sugerindo a possibilidade de esboçar características de um "professor caipira"; o outro exercício trata das políticas profiláticas contra a hanseníase implantadas no início do século XX. A hanseníase - um tema tão distante da área de pesquisa do autor - serve de pretexto para estudar aspectos metodológicos da História Oral, um método que tem sido utilizado com sucesso nas pesquisas em Educação Matemática nos últimos anos. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | UNESP |
ISBN | 9788571398610 |
Largura | 14 |
Páginas | 216 |