Literatura e Ensino: Pesquisas e perspectivas didáticas
Literatura e Ensino: Pesquisas e perspectivas didáticas
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V60711
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 51,00
R$ 60,00
O ensino de literatura tem hoje, na escola, uma importância crucial. De disciplina implantada no coração das Humanidades no século 19, aos poucos ela foi sendo deslocada para os extremos do corpo disciplinar até praticamente se situar quase como uma lembrança que, no entanto, faz falta. No interior de uma cultura identificada como lugar de privilégio, símbolo de distinção, essa literatura atualmente se encontra no limiar de uma nova percepção de currículo humanista na educação básica, até bem pouco marcado por fortes exclusões.
Os artigos reunidos neste volume trazem resultados de algumas das pesquisas realizadas entre 2013 e 2020 na Faculdade de Educação da USP, no interior do Grupo de Pesquisas Linguagens na Educação. Ao mesmo tempo em que se busca compreender, analisar e explicar o que se passa com a literatura na escola, mediante a pesquisa de campo, os pesquisadores enveredam-se por perspectivas teóricas que discutem e desvelam ângulos da relação literatura e ensino, de modo a palmilhar novas possibilidades didáticas e enfrentar o desafio da inserção de outros repertórios literários que, normalmente, estão fora do cânone escolar.
Os artigos reunidos neste volume trazem resultados de algumas das pesquisas realizadas entre 2013 e 2020 na Faculdade de Educação da USP, no interior do Grupo de Pesquisas Linguagens na Educação. Ao mesmo tempo em que se busca compreender, analisar e explicar o que se passa com a literatura na escola, mediante a pesquisa de campo, os pesquisadores enveredam-se por perspectivas teóricas que discutem e desvelam ângulos da relação literatura e ensino, de modo a palmilhar novas possibilidades didáticas e enfrentar o desafio da inserção de outros repertórios literários que, normalmente, estão fora do cânone escolar.
Características | |
Autor | Neide Luzia, Gabriela Rodella, Maria Celeste (orgs |
Biografia | O ensino de literatura tem hoje, na escola, uma importância crucial. De disciplina implantada no coração das Humanidades no século 19, aos poucos ela foi sendo deslocada para os extremos do corpo disciplinar até praticamente se situar quase como uma lembrança que, no entanto, faz falta. No interior de uma cultura identificada como lugar de privilégio, símbolo de distinção, essa literatura atualmente se encontra no limiar de uma nova percepção de currículo humanista na educação básica, até bem pouco marcado por fortes exclusões. Os artigos reunidos neste volume trazem resultados de algumas das pesquisas realizadas entre 2013 e 2020 na Faculdade de Educação da USP, no interior do Grupo de Pesquisas Linguagens na Educação. Ao mesmo tempo em que se busca compreender, analisar e explicar o que se passa com a literatura na escola, mediante a pesquisa de campo, os pesquisadores enveredam-se por perspectivas teóricas que discutem e desvelam ângulos da relação literatura e ensino, de modo a palmilhar novas possibilidades didáticas e enfrentar o desafio da inserção de outros repertórios literários que, normalmente, estão fora do cânone escolar. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9786559660711 |
Largura | 14 |
Páginas | 304 |