Indisciplina e Violência na Escola - Práticas Comunicacionais Para Professores e Pais

Indisciplina e Violência na Escola -  Práticas Comunicacionais Para Professores e Pais

Indisciplina e Violência na Escola - Práticas Comunicacionais Para Professores e Pais

  • EditoraALMEDINA
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Este livro foi crescendo, ao longo de vários anos, de situações de trabalho com professores e pais, esforçados em transformar as escolas em lugares mais humanos, onde todos possam ser felizes - trabalhando, aprendendo e convivendo, libertos das situações de indisciplina, violência e bullying que, adquirindo formas crescentes, constituem um dos maiores problemas nas escolas actuais. Estamor perante a 3.ª edição (revista e ampliada) de um livro com interesse para professores, pais, psícológicos escolares e outros agentes educativos. Mais centrado nas perspectivas de intervenção psicológica da indisciplina, na violência e no bullying, as ideias nele contidas podem ser também aplicadas na investigação e na Educação em geral. Nota Preambular à 3.ª Edição Quando, há 6 anos, fui convidado para a publicação deste livro, não me ocorreu que um dia haveria de passar por uma 3.a edição. Algumas razões me surgem, agora, como salientes: o aumento dos comportamentos de indisciplina e de violência em certas escolas e a falta de respostas da escola actual para uma educação de qualidade a todos os alunos, sem discriminação. Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. O Conselho Europeu assinalou, em 1989, que a violência nas escolas constituía um problema escolar e declarou a necessidade de os sistemas educativos se preocuparem em educar para a pai. Em estudos entre nós, a indisciplina aparece como a principal causa de insatisfação e stresse na profissão docente, embora a violência ou o bullying não constituam, ainda, um problema sistemático, dada a sua ocorrência mais esporádica. A avaliação de tais ocorrências tem sido feita de formas variadas e com diferentes graus e tipos de estruturação, ora por iniciativas mais ocorridas na escola, ora mais ligadas a estruturas do poder central (observatórios de violência escolar existentes em vários países), ora mais derivadas de centros de investigação específica. Os contributos derivados dos diferentes tipos e avanços da avaliação poderão contribuir para o enriquecimento da construção de metodologias de intervenção, com repercussões na análise e na explicação de elementos empíricos encontrados. Em tal contexto, surgiu o interesse pela inclusão, nesta 3.ª edição, de aspectos complementares, como: bullying nas escolas; competências para lidar com a agressão na escola; parcerias entre a escola, a família e a comunidade: e avaliação da indisciplina e da violência. Por último, na revisão desta edição, procurou-se, ainda, a actualização de referências e de elementos informativos acerca de investigações realizadas. Lisboa, 15 de Janeiro de 2007 Feliciano H. Veiga
Características
Ano de publicação 2007
Autor VEIGA, FELICIANO H.
Biografia Este livro foi crescendo, ao longo de vários anos, de situações de trabalho com professores e pais, esforçados em transformar as escolas em lugares mais humanos, onde todos possam ser felizes - trabalhando, aprendendo e convivendo, libertos das situações de indisciplina, violência e bullying que, adquirindo formas crescentes, constituem um dos maiores problemas nas escolas actuais. Estamor perante a 3.ª edição (revista e ampliada) de um livro com interesse para professores, pais, psícológicos escolares e outros agentes educativos. Mais centrado nas perspectivas de intervenção psicológica da indisciplina, na violência e no bullying, as ideias nele contidas podem ser também aplicadas na investigação e na Educação em geral. Nota Preambular à 3.ª Edição Quando, há 6 anos, fui convidado para a publicação deste livro, não me ocorreu que um dia haveria de passar por uma 3.a edição. Algumas razões me surgem, agora, como salientes: o aumento dos comportamentos de indisciplina e de violência em certas escolas e a falta de respostas da escola actual para uma educação de qualidade a todos os alunos, sem discriminação. Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. O Conselho Europeu assinalou, em 1989, que a violência nas escolas constituía um problema escolar e declarou a necessidade de os sistemas educativos se preocuparem em educar para a pai. Em estudos entre nós, a indisciplina aparece como a principal causa de insatisfação e stresse na profissão docente, embora a violência ou o bullying não constituam, ainda, um problema sistemático, dada a sua ocorrência mais esporádica. A avaliação de tais ocorrências tem sido feita de formas variadas e com diferentes graus e tipos de estruturação, ora por iniciativas mais ocorridas na escola, ora mais ligadas a estruturas do poder central (observatórios de violência escolar existentes em vários países), ora mais derivadas de centros de investigação específica. Os contributos derivados dos diferentes tipos e avanços da avaliação poderão contribuir para o enriquecimento da construção de metodologias de intervenção, com repercussões na análise e na explicação de elementos empíricos encontrados. Em tal contexto, surgiu o interesse pela inclusão, nesta 3.ª edição, de aspectos complementares, como: bullying nas escolas; competências para lidar com a agressão na escola; parcerias entre a escola, a família e a comunidade: e avaliação da indisciplina e da violência. Por último, na revisão desta edição, procurou-se, ainda, a actualização de referências e de elementos informativos acerca de investigações realizadas. Lisboa, 15 de Janeiro de 2007 Feliciano H. Veiga
Comprimento 23
Edição 3
Editora ALMEDINA
ISBN 9789724030036
Lançamento 01/01/2007
Largura 16
Páginas 196

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