(Não) é só uma piada
O livro (Não) é só uma piada: cinismo, ironia e entretenimento nos talk shows The Noite e Agora é Tarde traz como questão central a blindagem ideológica de programas de TV sob o rótulo do humor. Aborda o talk show brasileiro a partir do gênero, de suas matrizes constitutivas, origens e características discursivas, e reflete sobre como o uso do humor e da ironia afeta o posicionamento político dos discursos.
Onde buscar a crítica em uma cultura midiática marcada pela auto-ironia? Como podem esses programas, ao mesmo tempo, se afirmarem lugares de defesa do interesse público e naturalizarem piadas contra minorias? Em busca de respostas para essas questões, o texto passa por reflexões sobre o cinismo, o entretenimento, o sensacionalismo, o humor, o lúdico e as formas sob as quais tudo isso se manifesta na televisão.
Onde buscar a crítica em uma cultura midiática marcada pela auto-ironia? Como podem esses programas, ao mesmo tempo, se afirmarem lugares de defesa do interesse público e naturalizarem piadas contra minorias? Em busca de respostas para essas questões, o texto passa por reflexões sobre o cinismo, o entretenimento, o sensacionalismo, o humor, o lúdico e as formas sob as quais tudo isso se manifesta na televisão.
Características | |
Autor | JULIA LERY |
Biografia | O livro (Não) é só uma piada: cinismo, ironia e entretenimento nos talk shows The Noite e Agora é Tarde traz como questão central a blindagem ideológica de programas de TV sob o rótulo do humor. Aborda o talk show brasileiro a partir do gênero, de suas matrizes constitutivas, origens e características discursivas, e reflete sobre como o uso do humor e da ironia afeta o posicionamento político dos discursos. Onde buscar a crítica em uma cultura midiática marcada pela auto-ironia? Como podem esses programas, ao mesmo tempo, se afirmarem lugares de defesa do interesse público e naturalizarem piadas contra minorias? Em busca de respostas para essas questões, o texto passa por reflexões sobre o cinismo, o entretenimento, o sensacionalismo, o humor, o lúdico e as formas sob as quais tudo isso se manifesta na televisão. |
Comprimento | 23 |
Editora | PUC-MINAS |
ISBN | 9788582290620 |
Largura | 16 |
Páginas | 190 |