Contraponto: O ensino e o aprendizado no curso superior da Música
Contraponto: O ensino e o aprendizado no curso superior da Música
- EditoraUNESP
- Modelo: 74-0275
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 48,60
R$ 54,00
A autora realiza uma avaliação analítica e crítica das ações que cercam o ensino e o aprendizado musical, a partir de um segmento específico - o Contraponto, como disciplina dos cursos de graduação em Música. O desenvolvimento da pesquisa orientou-se pelo pensamento de dois educadores, cujas concepções pedagógicas são inteiramente fundamentadas na realidade social e humana em que atuaram: Paulo Freire e Hans Joachim Koellreutter.. Embora tenham exercido suas atividades em áreas distintas, há claras relações de similaridade e de complementaridade nas idéias que sempre defenderam, e que marcaram suas trajetórias como educadores. Evidencia-se, nas diferentes abordagens, a compreensão da educação como um processo de construção, movido pela consciência crítica, pela inquietação e pelo desafio que essa concepção representa ao educador. Na busca de uma abrangência que contemplasse os aspectos mais essenciais da dinâmica entre ensino e aprendizado, a investigação centrou-se em três focos que determinaram os conteúdos dos capítulos: o material didático dirigido ao estudo do Contraponto, o perfil dos alunos dos cursos de graduação, e as respostas desses alunos a uma linha didática específica do ensino de Contraponto.
Características | |
Autor | VERA HELENA MASSUH CURY |
Biografia | A autora realiza uma avaliação analítica e crítica das ações que cercam o ensino e o aprendizado musical, a partir de um segmento específico - o Contraponto, como disciplina dos cursos de graduação em Música. O desenvolvimento da pesquisa orientou-se pelo pensamento de dois educadores, cujas concepções pedagógicas são inteiramente fundamentadas na realidade social e humana em que atuaram: Paulo Freire e Hans Joachim Koellreutter.. Embora tenham exercido suas atividades em áreas distintas, há claras relações de similaridade e de complementaridade nas idéias que sempre defenderam, e que marcaram suas trajetórias como educadores. Evidencia-se, nas diferentes abordagens, a compreensão da educação como um processo de construção, movido pela consciência crítica, pela inquietação e pelo desafio que essa concepção representa ao educador. Na busca de uma abrangência que contemplasse os aspectos mais essenciais da dinâmica entre ensino e aprendizado, a investigação centrou-se em três focos que determinaram os conteúdos dos capítulos: o material didático dirigido ao estudo do Contraponto, o perfil dos alunos dos cursos de graduação, e as respostas desses alunos a uma linha didática específica do ensino de Contraponto. |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | UNESP |
ISBN | 9788571397590 |
Largura | 14 |
Páginas | 144 |