Diálogos entre educação e pesquisa
Diálogos entre educação e pesquisa
- EditoraEDIFURB
- Modelo: UB42626
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 27,20
R$ 32,00
Um professor torna-se pesquisador quando os mundos da docência e das instituições de ensino passam a ser, com apoio de outros pesquisadores, motivo de reflexão e aprofundamento sistemático em programas de pós-graduação. Estes programas estão, muitas vezes, distantes da realidade cotidiana dos professores. No entanto, é justamente a possibilidade de fazer dialogar o conhecimento adquirido na vida profissional com a base científica que permitirá a eles ressignificarem suas experiências... e compreenderem que a formação do docente e do pesquisador nunca estão completas. Pois um professor precisa ter abertura para aprender e investigar sempre, ampliando sua visão de mundo e realidade. E o pesquisador precisa, no dia-a-dia, exercitar o olhar analítico e crítico sobre seu entorno. Este livro traz reflexões elaboradas por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB) que, em seu processo de formação em pesquisa, dialogam com realidades diversas da educação e da docência. Os autores abordam temas vinculados às políticas públicas, à inclusão, à formação de professores, às práticas educativas, à arte e à estética, atravessando duplamente o universo educacional. Eles demonstram tanto a capacidade para fazer contribuições relevantes com fundamento científico, quanto a de promover um olhar sensível às demandas da escola e ao direito à educação.
Características | |
Autor | Rosana Magaly Martins (orgs) |
Biografia | Um professor torna-se pesquisador quando os mundos da docência e das instituições de ensino passam a ser, com apoio de outros pesquisadores, motivo de reflexão e aprofundamento sistemático em programas de pós-graduação. Estes programas estão, muitas vezes, distantes da realidade cotidiana dos professores. No entanto, é justamente a possibilidade de fazer dialogar o conhecimento adquirido na vida profissional com a base científica que permitirá a eles ressignificarem suas experiências... e compreenderem que a formação do docente e do pesquisador nunca estão completas. Pois um professor precisa ter abertura para aprender e investigar sempre, ampliando sua visão de mundo e realidade. E o pesquisador precisa, no dia-a-dia, exercitar o olhar analítico e crítico sobre seu entorno. Este livro traz reflexões elaboradas por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB) que, em seu processo de formação em pesquisa, dialogam com realidades diversas da educação e da docência. Os autores abordam temas vinculados às políticas públicas, à inclusão, à formação de professores, às práticas educativas, à arte e à estética, atravessando duplamente o universo educacional. Eles demonstram tanto a capacidade para fazer contribuições relevantes com fundamento científico, quanto a de promover um olhar sensível às demandas da escola e ao direito à educação. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | EDIFURB |
ISBN | 9788571142626 |
Largura | 16 |
Páginas | 319 |