Diálogos entre educação e pesquisa

Diálogos entre educação e pesquisa

Diálogos entre educação e pesquisa

  • EditoraEDIFURB
  • Modelo: UB42626
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 27,20

    R$ 32,00
Um professor torna-se pesquisador quando os mundos da docência e das instituições de ensino passam a ser, com apoio de outros pesquisadores, motivo de reflexão e aprofundamento sistemático em programas de pós-graduação. Estes programas estão, muitas vezes, distantes da realidade cotidiana dos professores. No entanto, é justamente a possibilidade de fazer dialogar o conhecimento adquirido na vida profissional com a base científica que permitirá a eles ressignificarem suas experiências... e compreenderem que a formação do docente e do pesquisador nunca estão completas. Pois um professor precisa ter abertura para aprender e investigar sempre, ampliando sua visão de mundo e realidade. E o pesquisador precisa, no dia-a-dia, exercitar o olhar analítico e crítico sobre seu entorno. Este livro traz reflexões elaboradas por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB) que, em seu processo de formação em pesquisa, dialogam com realidades diversas da educação e da docência. Os autores abordam temas vinculados às políticas públicas, à inclusão, à formação de professores, às práticas educativas, à arte e à estética, atravessando duplamente o universo educacional. Eles demonstram tanto a capacidade para fazer contribuições relevantes com fundamento científico, quanto a de promover um olhar sensível às demandas da escola e ao direito à educação.
Características
Autor Rosana Magaly Martins (orgs)
Biografia Um professor torna-se pesquisador quando os mundos da docência e das instituições de ensino passam a ser, com apoio de outros pesquisadores, motivo de reflexão e aprofundamento sistemático em programas de pós-graduação. Estes programas estão, muitas vezes, distantes da realidade cotidiana dos professores. No entanto, é justamente a possibilidade de fazer dialogar o conhecimento adquirido na vida profissional com a base científica que permitirá a eles ressignificarem suas experiências... e compreenderem que a formação do docente e do pesquisador nunca estão completas. Pois um professor precisa ter abertura para aprender e investigar sempre, ampliando sua visão de mundo e realidade. E o pesquisador precisa, no dia-a-dia, exercitar o olhar analítico e crítico sobre seu entorno. Este livro traz reflexões elaboradas por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB) que, em seu processo de formação em pesquisa, dialogam com realidades diversas da educação e da docência. Os autores abordam temas vinculados às políticas públicas, à inclusão, à formação de professores, às práticas educativas, à arte e à estética, atravessando duplamente o universo educacional. Eles demonstram tanto a capacidade para fazer contribuições relevantes com fundamento científico, quanto a de promover um olhar sensível às demandas da escola e ao direito à educação.
Comprimento 23
Edição 1
Editora EDIFURB
ISBN 9788571142626
Largura 16
Páginas 319

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Tags