Educação para a democracia no Brasil Fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas
Educação para a democracia no Brasil Fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas
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Em Educação para a democracia no Brasil, o professor em Filosofia e Teoria Geral do Estado, Guilherme Perez Cabral compõe uma abordagem que não foge do horizonte de possibilidades abertas pela Constituição brasileira, revelando-se muito mais alinhada com seu texto do que as heranças autoritárias que insistem em perverter seus sentidos.
O autor faz da Constituição um projeto histórico, que não ignora o passado nem os desafios do presente, para o aprendizado e a experiência renovada da democracia, pautada no diálogo e na inclusão do outro, a partir de sua própria incipiência.
Eis uma reflexão sobre a educação para a democracia no Brasil, fundamentada na filosofia social de John Dewey, importante nome do pragmatismo norte-americano, e na de Jürgen Habermas, expressão da “segunda geração” da Escola de Frankfurt.
O autor faz da Constituição um projeto histórico, que não ignora o passado nem os desafios do presente, para o aprendizado e a experiência renovada da democracia, pautada no diálogo e na inclusão do outro, a partir de sua própria incipiência.
Eis uma reflexão sobre a educação para a democracia no Brasil, fundamentada na filosofia social de John Dewey, importante nome do pragmatismo norte-americano, e na de Jürgen Habermas, expressão da “segunda geração” da Escola de Frankfurt.
Características | |
Autor | GUILHERME PEREZ CABRAL |
Biografia | Em Educação para a democracia no Brasil, o professor em Filosofia e Teoria Geral do Estado, Guilherme Perez Cabral compõe uma abordagem que não foge do horizonte de possibilidades abertas pela Constituição brasileira, revelando-se muito mais alinhada com seu texto do que as heranças autoritárias que insistem em perverter seus sentidos. O autor faz da Constituição um projeto histórico, que não ignora o passado nem os desafios do presente, para o aprendizado e a experiência renovada da democracia, pautada no diálogo e na inclusão do outro, a partir de sua própria incipiência. Eis uma reflexão sobre a educação para a democracia no Brasil, fundamentada na filosofia social de John Dewey, importante nome do pragmatismo norte-americano, e na de Jürgen Habermas, expressão da “segunda geração” da Escola de Frankfurt. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9788579394973 |
Largura | 16 |
Páginas | 350 |