Contornos do In visível: Racismo e Estética na Pintura Brasileira (1850-1940)
Contornos do In visível: Racismo e Estética na Pintura Brasileira (1850-1940)
- EditoraEDUSP
- Modelo: 7751197
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 68,00
R$ 80,00
A tela A Redenção de Cam, datada de 1895, é uma das obras mais conhecidas de Modesto Brocos y Gómez em função dos debates que suscitou a respeito do pensamento científico racial brasileiro na Primeira República. Tatiana Lotierzo aborda neste livro diferentes níveis de reflexão engendrados pelo quadro, relacionados ao problema do preconceito e também sobre a consolidação de um marco de pensamento que embasa e exprime a constituição da branquitude no Brasil. Para a autora, o quadro propõe um modelo de reflexão pictográfica sobre o embranquecimento, procurando demonstrar uma tese acerca do tema, convertendo-se em interessante objeto de estudo para auferir o peso da dimensão estética na conformação do preconceito racial e do racismo.
Características | |
Autor | Tatiana Lotierzo |
Biografia | A tela A Redenção de Cam, datada de 1895, é uma das obras mais conhecidas de Modesto Brocos y Gómez em função dos debates que suscitou a respeito do pensamento científico racial brasileiro na Primeira República. Tatiana Lotierzo aborda neste livro diferentes níveis de reflexão engendrados pelo quadro, relacionados ao problema do preconceito e também sobre a consolidação de um marco de pensamento que embasa e exprime a constituição da branquitude no Brasil. Para a autora, o quadro propõe um modelo de reflexão pictográfica sobre o embranquecimento, procurando demonstrar uma tese acerca do tema, convertendo-se em interessante objeto de estudo para auferir o peso da dimensão estética na conformação do preconceito racial e do racismo. |
Comprimento | 25 |
Edição | 2 |
Editora | EDUSP |
ISBN | 9786557851197 |
Largura | 18 |
Páginas | 304 |