O Currículo da Disciplina Escolar História no Colégio Pedro II: a década de 1970 - (...)

O Currículo da Disciplina Escolar História no Colégio Pedro II: a década de 1970 - (...)

O Currículo da Disciplina Escolar História no Colégio Pedro II: a década de 1970 - (...)

  • EditoraMAUAD X
  • Modelo: 0183543
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 67,73

    R$ 90,30
O fato de o Colégio Pedro II não ter adotado os Estudos Sociais no currículo, no contexto da Lei 5.692/71 – que substituía a disciplina escolar História pelos Estudos Sociais, promovendo uma reforma educacional durante um governo ditatorial – foi decorrente de quais situações e posturas? Como os professores do Pedro II mantiveram a disciplina História no currículo do ensino de primeiro grau e dialogaram com a criação dos Estudos Sociais? Neste livro, a autora investiga a dinâmica da disciplina História nesse colégio e as características internas da sua comunidade disciplinar. Desenvolve um estudo sócio-histórico do currículo, e, com base nas ideias do teórico inglês Ivor Goodson, considera que a organização das disciplinas no currículo, assim como o conhecimento escolar selecionado para compor seus conteúdos, longe de apresentar uma imparcialidade na sua construção, configura-se como um terreno de lutas.
Características
Ano de publicação 2011
Autor Beatriz Boclin Marques dos Santos
Biografia O fato de o Colégio Pedro II não ter adotado os Estudos Sociais no currículo, no contexto da Lei 5.692/71 – que substituía a disciplina escolar História pelos Estudos Sociais, promovendo uma reforma educacional durante um governo ditatorial – foi decorrente de quais situações e posturas? Como os professores do Pedro II mantiveram a disciplina História no currículo do ensino de primeiro grau e dialogaram com a criação dos Estudos Sociais? Neste livro, a autora investiga a dinâmica da disciplina História nesse colégio e as características internas da sua comunidade disciplinar. Desenvolve um estudo sócio-histórico do currículo, e, com base nas ideias do teórico inglês Ivor Goodson, considera que a organização das disciplinas no currículo, assim como o conhecimento escolar selecionado para compor seus conteúdos, longe de apresentar uma imparcialidade na sua construção, configura-se como um terreno de lutas.
Comprimento 23
Editora MAUAD X
ISBN 9788574783543
Lançamento 07/04/2011
Largura 16
Páginas 336

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.