O PORTUGUES NAS ESCOLAS

O PORTUGUES NAS ESCOLAS

O PORTUGUES NAS ESCOLAS

  • EditoraALMEDINA
  • Modelo: AM24025926
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 99,00

No quadro das mudanças recentes no currículo do Ensino Secundário, assistiu-se em Portugal, nos últimos anos, a um intenso debate sobre o ensino do Português. Por um lado, este livro pretende ser um contributo para consolidar a discussão pública sobre um assunto indiscutivelmente relevante, dado o alcance educativo, cultural e social que as decisões relativas ao ensino do Português sempre têm. Por outro lado, a clarificação dos processos sócio-políticos e escolares de construção do cidadão "letrado", a que no livro se procede a partir de diferentes quadros disciplinares e teóricos, poderá fundamentar práticas de formação inicial e contínua de professores e tomadas de decisão acerca das próprias práticas pedagógicas que ganharão tanto mais sentido quanto mais estiverem ancoradas na compreensão do que é e do que pode ser ensinar e aprender Português. Índice LOUISE POULSON As políticas educativas e curriculares e o ensino do Inglês na Grã-Bretanha (1989-2004) RUI VIEIRA DE CASTRO O Português no Ensino Secundário: Processos contemporâneos de (re)configuração ANTÓNIO BRANCO O novo lugar da literatura no Ensino Secundário: Dos argumentos centrífugos a uma legitimação centrípeta JOSÉ AUGUSTO BERNARDES A literatura no Ensino Secundário: Excessos, expiações e caminhos novos LUÍSA ÁLVARES PEREIRA Se a literatura nos ensina, como poderemos (não) ensiná-la? ANA CRISTINA MACÁRIO LOPES O "conhecimento sobre a língua": Algumas reflexões M.a LOURDES DIONÍSIO, LUZIA BASTOS, ANA PAULA PASSOS E JORGE PIMENTA A construção escolar da disciplina de Português: Recriação e resis tência
Características
Ano de publicação 2005
Autor VARIOS
Biografia No quadro das mudanças recentes no currículo do Ensino Secundário, assistiu-se em Portugal, nos últimos anos, a um intenso debate sobre o ensino do Português. Por um lado, este livro pretende ser um contributo para consolidar a discussão pública sobre um assunto indiscutivelmente relevante, dado o alcance educativo, cultural e social que as decisões relativas ao ensino do Português sempre têm. Por outro lado, a clarificação dos processos sócio-políticos e escolares de construção do cidadão "letrado", a que no livro se procede a partir de diferentes quadros disciplinares e teóricos, poderá fundamentar práticas de formação inicial e contínua de professores e tomadas de decisão acerca das próprias práticas pedagógicas que ganharão tanto mais sentido quanto mais estiverem ancoradas na compreensão do que é e do que pode ser ensinar e aprender Português. Índice LOUISE POULSON As políticas educativas e curriculares e o ensino do Inglês na Grã-Bretanha (1989-2004) RUI VIEIRA DE CASTRO O Português no Ensino Secundário: Processos contemporâneos de (re)configuração ANTÓNIO BRANCO O novo lugar da literatura no Ensino Secundário: Dos argumentos centrífugos a uma legitimação centrípeta JOSÉ AUGUSTO BERNARDES A literatura no Ensino Secundário: Excessos, expiações e caminhos novos LUÍSA ÁLVARES PEREIRA Se a literatura nos ensina, como poderemos (não) ensiná-la? ANA CRISTINA MACÁRIO LOPES O "conhecimento sobre a língua": Algumas reflexões M.a LOURDES DIONÍSIO, LUZIA BASTOS, ANA PAULA PASSOS E JORGE PIMENTA A construção escolar da disciplina de Português: Recriação e resis tência
Comprimento 23
Edição 1
Editora ALMEDINA
ISBN 9789724025926
Lançamento 01/01/2005
Largura 16
Páginas 176

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Tags