Professor de português e a literatura,O - Relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino

Professor de português e a literatura,O - Relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino

Professor de português e a literatura,O - Relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino

  • EditoraALAMEDA
  • Modelo: 9V91767
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 40,80

    R$ 48,00
Gabriela Rodella busca, neste livro, construir o perfil médio de um professor de português da rede estadual da cidade de São Paulo nos dias de hoje. A intenção é clara: investigar que tipo de sujeito-leitor ele é e quais são as relações entre seus hábitos de leitura e sua prática docente. A pesquisadora descobriu que o problema da leitura entre os professores não mudou nas últimas décadas. Desta forma, as explicações sobre o fenômeno confluem para a precária formação dos professores, que, não por acaso, tem seu início na década de 1970.
O livro mostra que desde então, por um lado, ocorreram grandes transformações na escola brasileira com a universalização do ensino e a necessidade urgente de arregimentar professores. Por outro, passou a existir uma maior movimentação de ideias novas sobre educação, cultura e literatura, que exigiu que os professores repensassem os conteúdos e as formas de ensiná-los. O resultado é um impasse.
Agora, a confluência desses dois fatores representa um momento vital para a escola, em que se pode rediscutir os problemas para avançar. Gabriela mostra como o ensino da literatura tem de incorporar os novos tempos, em que a cultura digital começa a aparecer de forma contundente. Para novos ares, ideias novas, modos de ler novos, textos novos, suportes novos. É nesse nó que a pesquisa da autora oferece ângulos de observação diferenciados, à medida que ela vai analisar profundamente a relação entre os professores e a leitura e sugerir outros caminhos de ensino e aprendizagem.
Características
Autor GABRIELA RODELLA DE OLIVEIRA
Biografia Gabriela Rodella busca, neste livro, construir o perfil médio de um professor de português da rede estadual da cidade de São Paulo nos dias de hoje. A intenção é clara: investigar que tipo de sujeito-leitor ele é e quais são as relações entre seus hábitos de leitura e sua prática docente. A pesquisadora descobriu que o problema da leitura entre os professores não mudou nas últimas décadas. Desta forma, as explicações sobre o fenômeno confluem para a precária formação dos professores, que, não por acaso, tem seu início na década de 1970.
O livro mostra que desde então, por um lado, ocorreram grandes transformações na escola brasileira com a universalização do ensino e a necessidade urgente de arregimentar professores. Por outro, passou a existir uma maior movimentação de ideias novas sobre educação, cultura e literatura, que exigiu que os professores repensassem os conteúdos e as formas de ensiná-los. O resultado é um impasse.
Agora, a confluência desses dois fatores representa um momento vital para a escola, em que se pode rediscutir os problemas para avançar. Gabriela mostra como o ensino da literatura tem de incorporar os novos tempos, em que a cultura digital começa a aparecer de forma contundente. Para novos ares, ideias novas, modos de ler novos, textos novos, suportes novos. É nesse nó que a pesquisa da autora oferece ângulos de observação diferenciados, à medida que ela vai analisar profundamente a relação entre os professores e a leitura e sugerir outros caminhos de ensino e aprendizagem.
Comprimento 21
Edição 1
Editora ALAMEDA
ISBN 9788579391767
Largura 14
Páginas 300

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