Cartografia da Ação Social e Movimentos da Sociedade: Desafios das Experiências Urbanas
Cartografia da Ação Social e Movimentos da Sociedade: Desafios das Experiências Urbanas
- EditoraLAMPARINA
- Modelo: 1B71897
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R$ 42,50
R$ 50,00
Este livro apresenta uma reflexão abrangente sobre a geografia dos movimentos sociais, a mediação das práticas espaciais no seio das práticas sociais metropolitanas e sobre a constituição de uma nova cartografia que seja simultaneamente expressão do sentido da ação e sua representação.
Os textos enfrentam o desafio de compreensão do mundo marcado pelo advento da comunicação e da informação exacerbada, pela valorização da estética frente à ética, pela aceleração do tempo/mundo e pelo sucateamento das formas históricas de ensinar. Tudo parece perder valor epistemológico com rapidez. Contra a racionalidade técnica instrumental hegemônica, que valoriza o reconhecimento dos grandes agentes, a abstração exacerbada e a falta de diálogo, o livro trata de um desafio enigmático para as ciências sociais: compreender, apreender e representar o movimento da sociedade: reivindicações, protestos, desejos, desencantos, sonhos, caminhadas, sentimentos, relações de poder em produção – elementos que remetem a alma humana coletiva, difícil de representar porque é tradição representar/cartografar objetos, fluxos, indivíduos, produções, resultados de relações de poder. Estes temas podem ser interpretados como weberianos, lefebvrevianos, miltonsantianos, certeaunianos ou freireanos.
Este livro é uma contribuição à prática docente na escola pública brasileira, na medida em que sugere a necessária reformulação dos conteúdos e dos métodos de ensinar e aprender geografia, história, sociologia, pedagogia e filosofia. Fundamentados no pesquisar/sentir/representar as ações sociais que produzem a metrópole como um espaço de lutas, práticas sócio-espaciais anunciadoras de um outro tempo, de uma outra história.
Marcos Antônio Campos Couto (Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores – UERJ).
Os textos enfrentam o desafio de compreensão do mundo marcado pelo advento da comunicação e da informação exacerbada, pela valorização da estética frente à ética, pela aceleração do tempo/mundo e pelo sucateamento das formas históricas de ensinar. Tudo parece perder valor epistemológico com rapidez. Contra a racionalidade técnica instrumental hegemônica, que valoriza o reconhecimento dos grandes agentes, a abstração exacerbada e a falta de diálogo, o livro trata de um desafio enigmático para as ciências sociais: compreender, apreender e representar o movimento da sociedade: reivindicações, protestos, desejos, desencantos, sonhos, caminhadas, sentimentos, relações de poder em produção – elementos que remetem a alma humana coletiva, difícil de representar porque é tradição representar/cartografar objetos, fluxos, indivíduos, produções, resultados de relações de poder. Estes temas podem ser interpretados como weberianos, lefebvrevianos, miltonsantianos, certeaunianos ou freireanos.
Este livro é uma contribuição à prática docente na escola pública brasileira, na medida em que sugere a necessária reformulação dos conteúdos e dos métodos de ensinar e aprender geografia, história, sociologia, pedagogia e filosofia. Fundamentados no pesquisar/sentir/representar as ações sociais que produzem a metrópole como um espaço de lutas, práticas sócio-espaciais anunciadoras de um outro tempo, de uma outra história.
Marcos Antônio Campos Couto (Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores – UERJ).
Características | |
Autor | ANA CLARA TORRES RIBEIRO;ANDRELINO CAMPOS;CATIA AN |
Biografia | Este livro apresenta uma reflexão abrangente sobre a geografia dos movimentos sociais, a mediação das práticas espaciais no seio das práticas sociais metropolitanas e sobre a constituição de uma nova cartografia que seja simultaneamente expressão do sentido da ação e sua representação. Os textos enfrentam o desafio de compreensão do mundo marcado pelo advento da comunicação e da informação exacerbada, pela valorização da estética frente à ética, pela aceleração do tempo/mundo e pelo sucateamento das formas históricas de ensinar. Tudo parece perder valor epistemológico com rapidez. Contra a racionalidade técnica instrumental hegemônica, que valoriza o reconhecimento dos grandes agentes, a abstração exacerbada e a falta de diálogo, o livro trata de um desafio enigmático para as ciências sociais: compreender, apreender e representar o movimento da sociedade: reivindicações, protestos, desejos, desencantos, sonhos, caminhadas, sentimentos, relações de poder em produção – elementos que remetem a alma humana coletiva, difícil de representar porque é tradição representar/cartografar objetos, fluxos, indivíduos, produções, resultados de relações de poder. Estes temas podem ser interpretados como weberianos, lefebvrevianos, miltonsantianos, certeaunianos ou freireanos. Este livro é uma contribuição à prática docente na escola pública brasileira, na medida em que sugere a necessária reformulação dos conteúdos e dos métodos de ensinar e aprender geografia, história, sociologia, pedagogia e filosofia. Fundamentados no pesquisar/sentir/representar as ações sociais que produzem a metrópole como um espaço de lutas, práticas sócio-espaciais anunciadoras de um outro tempo, de uma outra história. Marcos Antônio Campos Couto (Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores – UERJ). |
Comprimento | 21 |
Editora | LAMPARINA |
ISBN | 9788598271897 |
Largura | 12 |
Páginas | 200 |