Últimas conversas
Últimas conversas" conta com Jordana Berg, Consuelo Lins e Carlos Nader para analisar o filme homônimo interrompido em sua produção. O material não finalizado por Coutinho parece radicalizar algumas de suas proposições em perguntas abertas pautadas em jogos e encontros, em questionamentos sobre o mundo, sobre a vida e a morte. A construção não linear de Jordana Berg nos desperta a sensação de que Coutinho pudesse sair de suas palavras e encarnar no sofá preto ou no set do trabalho que não terminou. Já Consuelo, em sua análise que transcende a fita, sugere que "Últimas conversas" trata “menos de um documentário de Eduardo Coutinho com jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro e mais de um filme com e sobre o cineasta, sobre o seu estado de ânimo poucos meses antes de morrer tragicamente”. Finalmente, a partir da pergunta “o que faz de um filme, filme?”, Carlos Nader realiza um exercício de ler Coutinho através da lente de Walter Benjamin, iluminando um princípio fundante para o cinema (e para a vida), que é a linguagem.
Características | |
Autor | CARLOS NADER, CONSUELO LINS, JORDANA BERG |
Biografia | Últimas conversas" conta com Jordana Berg, Consuelo Lins e Carlos Nader para analisar o filme homônimo interrompido em sua produção. O material não finalizado por Coutinho parece radicalizar algumas de suas proposições em perguntas abertas pautadas em jogos e encontros, em questionamentos sobre o mundo, sobre a vida e a morte. A construção não linear de Jordana Berg nos desperta a sensação de que Coutinho pudesse sair de suas palavras e encarnar no sofá preto ou no set do trabalho que não terminou. Já Consuelo, em sua análise que transcende a fita, sugere que "Últimas conversas" trata “menos de um documentário de Eduardo Coutinho com jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro e mais de um filme com e sobre o cineasta, sobre o seu estado de ânimo poucos meses antes de morrer tragicamente”. Finalmente, a partir da pergunta “o que faz de um filme, filme?”, Carlos Nader realiza um exercício de ler Coutinho através da lente de Walter Benjamin, iluminando um princípio fundante para o cinema (e para a vida), que é a linguagem. |
Comprimento | 23 |
Edição | 1 |
Editora | 7 LETRAS |
ISBN | 9788542105445 |
Largura | 16 |
Páginas | 124 |